Foto: Divulgação
Da Redação
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quarta-feira (11) as sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034, com mudanças significativas no formato e na escolha dos locais. A edição de 2030 será dividida entre Europa, África e América do Sul, enquanto a Arábia Saudita será o país-sede em 2034.
Na Copa de 2030, Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes principais, mas partidas também ocorrerão no Uruguai, Argentina e Paraguai em homenagem ao centenário do torneio, que teve sua primeira edição no Uruguai, em 1930.
O jogo inaugural será realizado no Estádio Centenário, em Montevidéu, enquanto a Argentina sediará partidas no Monumental, e o Paraguai terá um novo estádio, o Osvaldo Domínguez Dibb, como palco de seus jogos.
Segundo Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, a decisão de unir três continentes reflete o poder do futebol como ferramenta de união global. “Estamos fazendo história ao celebrar a paixão que conecta o mundo”, afirmou.
A fase principal do torneio será disputada em 20 estádios: 11 na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal. O anúncio das sedes foi feito durante um Congresso Extraordinário da Fifa, realizado virtualmente.
Para 2034, a Fifa confirmou a Arábia Saudita como anfitriã, com jogos programados para 15 estádios distribuídos em cinco cidades. O Estádio King Salman, em Riade, sediará tanto a abertura quanto a final do torneio.