Qual o melhor Pão francês – ou de Sal! – da Bahia? Sebrae lança concurso para saber

 



O Sebrae abriu nesta terça-feira (24) as inscrições para o Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia. Gratuita, a inscrição deve ser feita pelo site do concurso, o www.melhorpaofrances.com.br. O prazo acaba no dia 17 de outubro.

O concurso será lançado em Itabuna nesta quarta-feira (25), às 19h, na CDL, na Avenida do Cinquentenário. Em Ilhéus, às 19h da próxima quinta (26), no escritório regional do Sebrae, no Edifício Premier.

De acordo com o serviço de apoio a micro e pequenas empresas, a disputa busca estimular a melhoria da qualidade do pão no estado, “resgatando os valores tradicionais do setor de panificação. A metodologia de avaliação baseia-se na ABNT NBR 16170, que define os padrões de qualidade para o Pão Tipo Francês”.

Segundo levantamento do Sebrae, a Bahia tem 14.308 Micro e Pequenas empresas com atividade relacionadas a panificação. Destas 3.669 são de Salvador. A taxa de abertura de novos empreendimentos no segmento é de 47,2%. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de junho.

“O Pão Tipo Francês é fundamental para as padarias, sendo o principal atrativo que impulsiona o fluxo de clientes diariamente. Melhorar sua qualidade não apenas fortalece o mercado, mas também reduz desperdícios e aumenta a satisfação dos consumidores”, disse o coordenador de Indústrias do Sebrae Bahia, Tércio Calmon.




REGULAMENTO

Podem participar padarias ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), formalizadas e sediadas em municípios baianos. Após a inscrição e a indicação da sede formal da empresa, as participantes serão direcionadas para uma das dez regiões da competição. Serão conhecidos os vencedores de cada região da Bahia, que disputarão, em Salvador, o título de melhor pão na final estadual.

A norma ABNT NBR 16.170 orienta as padarias a aprimorarem seus processos para garantir um produto de alta qualidade, abrangendo características como crosta, miolo, sabor e textura. Os produtos receberão notas de 0 a 10, de acordo com os critérios de avaliação da norma, subdivididos em três grupos.

Primeiramente, serão avaliadas as características externas: Crosta (cor, pestana, crocância e aspecto) e Aparência (integridade e simetria). Em seguida, serão analisadas as características internas: Crosta (aparência) e Miolo (cor, textura e estrutura de células). Por fim, os jurados irão observar as Características Sensoriais, que são o aroma, o sabor e a resiliência.

A padaria que ficar classificada em primeiro lugar na etapa estadual receberá premiações adicionais para o panificador e o padeiro. Para Padeiro e Panificador, haverá certificado e troféu de “Melhor Pão Francês da Bahia”. O panificador receberá, ainda como premiação, 1 notebook e participação na Missão Empresarial FIPAN em 2025. O padeiro ganhará um smartphone.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: