Hospital Estadual Costa das Baleias atenderá 21 municípios e mais de 800 mil habitantes

 

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

 



Com capacidade para atender 23 mil pacientes por mês, o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) foi inaugurado, na tarde desta sexta-feira (10), em Teixeira de Freitas, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Jerônimo Rodrigues. A cerimônia, que contou também com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, marcou o início das operações do maior equipamento de saúde do extremo sul baiano.

O presidente Lula destacou a importância dos investimentos em saúde. “Nós só vamos consertar a saúde desse país quando todo mundo tiver direito à primeira consulta, tiver acesso à segunda consulta, tiver acesso à imagem para fazer mamografia. Qualquer imagem que precisar, a gente não pode esperar 10 meses, um ano, porque a gente morre. Então gente, essa é uma briga”.

A unidade de saúde teve um investimento do Governo do Estado de R$ 200 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, e conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. Dispõe de um avançado centro de bioimagem, equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Completam a estrutura, sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica.

A secretária da Saúde, Roberta Santana destaca a relevância do hospital para o fortalecimento da assistência na região. “É uma conquista importante de um processo que vem sendo construído para a regionalização e interiorização da saúde, como o Serviço de Hemodinâmica, que é uma inovação para essa macrorregião. Aqui a gente vai fazer cateterismo, atender demandas de angioplastia. Estamos colocando à disposição da população também um tratamento oncológico qualificado, do diagnóstico, tratamento até a quimioterapia, a radioterapia”, enfatizou a titular da Sesab.

Referência – A estrutura para 21 municípios e mais de 800 mil habitantes, o HECB possui um perfil assistencial diversificado, oferecendo especialidades que vão desde clínica geral, passando pela pediatria, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, oncologia até a neurocirurgia, suprindo diversas carências da região. A unidade tem o acesso de pacientes 100% referenciado pela Central Estadual de Regulação nas situações de urgência e emergência, bem como pelo SAMU Regional.

De acordo com o governador, essa é mais uma obra que simboliza a regionalização e interiorização da saúde no estado. “Hospitais da capital, de Itabuna, Jequié ou Conquista são muito distantes para atender uma pessoa adoecida aqui do extremo sul. Antes desse hospital, os pacientes com problemas graves tinham que percorrer, muitas vezes, quase mil quilômetros para conseguir atendimento. Com a chegada do HECB eliminamos esse entrave e salvamos mais vidas, além de diminuir os custos das prefeituras. Não negligenciarei recursos para que os municípios se estruturem e tenham uma cadeia de atendimento e assistência fortalecida nessa região”, pontuou Jerônimo Rodrigues.

O momento foi celebrado pela população de Teixeira de Freitas e região. “Essa inauguração hoje, pra mim, é só gratidão. Se existe alguém alegre aqui, essa pessoa sou eu. Era uma carência nossa. Graças a Deus temos um governo que olha pra nossa região e trouxe um hospital deste”, comemorou o lavrador e morador de Alcobaça, Elias Severino da Silva, 47 anos.

Maria de Fátima Torres Duarte, 58, atendente, estava emocionada. “Teixeira de Freitas precisava muito desse hospital. Pelas condições de saúde do nosso povo, precisava disso. Qualquer coisa, a gente tinha que ir para Salvador, Porto Seguro, até para fora do estado. Hoje, com essa estrutura, é de emocionar. Agora teremos tratamento com dignidade, com cuidado. Tudo o que nós precisamos e merecemos. Estou muito, muito, muito feliz”, agradeceu.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: