Em dia de homenagens a Dinamite, Vasco vence Grêmio pela estreia do Brasileirão




O Vasco estreou com o pé direito no Brasileirão de 2024. Neste domingo (14), em São Januário, o Cruzmaltino recebeu o Grêmio, pela 1ª rodada, e venceu por 2 a 1.

A partida também foi marcada por polêmicas de arbitragem envolvendo o VAR, com reclamações de pênaltis não marcados para os dois lados.




A tarde também foi de homenagens em São Januário. O Vasco estreou o seu novo uniforme número I, em homenagem a Roberto Dinamite, maior ídolo da história do clube. E o eterno camisa 10 do clube, que completaria 70 anos no último sábado (13), também foi lembrado em outras ações feitas dentro do estádio, como um enorme mosaico.

A nova camisa também veio estampada com a frase "Valeu, Roberto!", em referência ao modelo utilizado pelo Vasco no jogo que marcou a despedida de Roberto, diante do Deportivo La Coruña, em 1993.Torcida do Vasco homenageou Roberto Dinamite com um mosaico em São Januário durante partida contra o Grêmio, pelo Brasileirão Matheus Lima/ C.R. Vasco da Gama
Como foi o jogo

Assim que a bola rolou na Colina Histórica, o Vasco foi quem largou na frente e abriu vantagem ainda no primeiro tempo.


O placar foi aberto aos 24 minutos, com um belo gol de David, que inaugurou a artilharia do Cruzmaltino na Série A em 2024. Rossi cruzou na área, o goleiro Marchesín deu rebote e o camisa 7 aproveitou, de primeira, para estufar as redes.

Já aos 36 minutos, também com categoria, Mateus Carvalho ampliou. O camisa 85 pegou "na veia" após cobrança de escanteio e fez 2 a 0.
play
0:19
Mateus Carvalho aproveitou cobrança de escanteio, emendou de primeira e fez uma pintura para o Vasco contra o Grêmio

Volante marcou aos 37 minutos do primeiro tempo

A primeira etapa ainda teve dois pênaltis anulados. Um para cada lado. O primeiro, em Rossi, que caiu dentro da área. Em um primeiro momento, o árbitro apontou para a marca da cal, mas após análise junto ao monitor do VAR voltou atrás e identificou que não houve toque no atacante do Vasco, que ainda levou cartão amarelo por simulação. A decisão foi anunciada por Flavio Rodrigues de Souza no sistema de som do estádio.

O lance do Grêmio foi mais polêmico. Após toque de Diego Costa, a bola desviou no braço de Lucas Piton dentro da área, e a arbitragem mandou seguir. Depois, chamado pelo VAR ao monitor, decidiu que não houve penalidade máxima uma vez que o toque do lateral vascaíno foi acidental. Os jogadores tricolores, além do técnico Renato Gaúcho, ficaram revoltados com a decisão.


Kannemann também precisou ser substituído com menos de 15 minutos da primeira etapa, após um encontrão com Mateus Carvalho dentro da área. O zagueiro argentino deixou o campo de maca e deu lugar a Gustavo Martins.

A volta do intervalo também foi com polêmica. Logo no início da etapa final, Pablo Galdames caiu dentro da área após se chocar com Rodrigo Ely, e os jogadores do Cruzmaltino reclamaram de pênalti. Após revisão do VAR, o árbitro mandou o jogo seguir.

Aos 23 minutos, o Grêmio diminuiu com Gustavo Martins. O zagueiro aproveitou cruzamento de Cuiabano e, livre dentro da área, só mandou para o fundo das redes. E apesar de ter levado perigo à meta cruzmaltina por mais vezes, o placar se manteve favorável ao Vasco até o final.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: