Corte Interamericana de Direitos Humanos julga ‘Abin paralela’ da Colômbia nesta segunda (18)




A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) divulgará a sentença, nesta segunda-feira (18), na Colômbia, de um caso semelhante ao escândalo de espionagem ilegal no Brasil conhecido como “Abin paralela”.

De acordo com informações da coluna Painel, na Folha de S. Paulo, a acusação é de uso clandestino de serviços de inteligência por órgãos estatais desde os anos 1990 para monitorar opositores, juízes da Corte Suprema, políticos, jornalistas e membros do Coletivo de Advogados José Alvear Restrepo (Cajar), dedicado à defesa dos direitos humanos.


Ainda segundo a publicação, o caso será um marco na jurisprudência da CIDH, já que esta é a primeira vez que um tribunal internacional julga um país por uso político da inteligência contra adversários.

No caso brasileiro, a Polícia Federal investiga o uso da estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para espionar adversários do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e para interferir em investigações envolvendo os filhos do ex-mandatário.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: