China irá comprar carne de mais 38 frigoríficos brasileiros




A China habilitou mais 38 unidades de frigoríficos brasileiros para exportar carnes ao país. A autorização às novas indústrias brasileiras foi comunicada pela Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) ao Ministério da Agricultura, que confirmou a informação.

Do total, 24 plantas são de carne bovina, oito indústrias de carne de frango, um frigorífico de carne bovina termoprocessada e cinco entrepostos (três de frango, um de bovino e um de suíno).

Uma nova leva de habilitação vinha sendo aguardada pela indústria exportadora desde o ano passado. Parte destes estabelecimentos foi auditada remotamente pela autoridade sanitária chinesa em janeiro, enquanto outra parte recebeu auditoria presencial em dezembro de 2023.

Essa nova leva de habilitação pela China é a maior já registrada na história, ano em que os países completam 50 anos de relação diplomática sino-brasileira. O governo chinês permite exportação apenas de frigoríficos autorizados individualmente pelo país.

“Esse é um momento importante para os dois lados. A China que vai receber carnes de qualidade com preços competitivos, garantindo produtos a sua população, e ao Brasil a certeza de geração de emprego, oportunidade e crescimento da economia brasileira. É um dia histórico na relação comercial Brasil-China, um dia histórico para nossa agropecuária”, declarou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em nota.




O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, afirmou que o resultado “demonstra novamente o reconhecimento da qualidade, credibilidade e confiança do trabalho da defesa agropecuária do Brasil”.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 8,8 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 23,5 bilhões.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: