Às vésperas de eleição na Rússia, Putin adverte os EUA sobre arsenal nuclear “maior e mais avançado” que o norte-americano




Da Redação

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (13), que as armas nucleares da Rússia são “mais avançadas” do que o arsenal nuclear dos Estados Unidos (EUA) e que está “pronto” para uma guerra nuclear.

“Só nós e os americanos é que temos tríades (sistemas de armamento lançados a partir da terra, do mar e do ar). Estamos muito mais avançados. Todo o nosso componente nuclear é o mais moderno”, disse Putin em entrevista transmitida pela televisão russa.

Acrescentou que o país está “pronto” para um conflito nuclear, mas que “nunca tinha pensado em utilizar” o armamento.

Não é a primeira vez que o chefe de Estado russo se refere ao arsenal nuclear como ameaça militar.

Na mesma entrevista, Putin afirmou que o envio de soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para a Ucrânia não mudaria nada no campo de batalha.

“Se estamos falando de contingentes militares oficiais de países estrangeiros, estou certo de que isso não vai alterar a situação no campo de batalha. Isso é o mais importante, tal como o envio de armas não muda nada”.

Putin referiu-se diretamente à proposta do chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, que defendeu recentemente o destacamento de forças para a Ucrânia.

Durante a entrevista, o presidente acusou a Ucrânia de lançar ataques contra o território russo, numa tentativa de interferir nas eleições presidenciais que vão ocorrer de sexta-feira a domingo.

Várias regiões russas, especialmente Belgorod e Kursk, na fronteira com a Ucrânia, sofreram múltiplos ataques de drones [aparelhos aéreos não tripulados] ucranianos pelo segundo dia consecutivo, tendo como alvos infraestruturas de energia.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: