Usinas lançam campanha para incentivar consumo de etanol no Brasil




O Brasil é o 2º maior produtor de etanol do mundo. Perde apenas para os Estados Unidos. Os números motivaram o lançamento de uma campanha para incentivar o consumo de etanol. O objetivo é mostrar os benefícios econômicos e as vantagens no uso do biocombustível para o meio ambiente, estimulando os motoristas a abastecerem seus veículos com etanol. A iniciativa lançada nesta quarta-feira (17) é fruto da parceria entre a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Na safra 2022/2023, o volume produzido no país atingiu 31,2 bilhões de litros. Do total, 27,7 bilhões de litros foram produzidos a partir da cana-de-açúcar e 4,43 bilhões a partir do milho. O aumento de 9% nos preços da gasolina em 2023 e a queda de 14,7% no valor do etanol estimularam mais consumidores a optar pelo biocombustível, que ficou competitivo ante o derivado do petróleo em boa parte do país. O setor vê espaço para um crescimento maior.

Para isso, quer posicionar o etanol como um dos biocombustíveis capazes de contribuir para atenuar o aquecimento global, acelerando a transição energética no país. Desde o lançamento dos motores flex (em março de 2003) até o fim do ano passado, o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de carbono.

Descarbonização dos transportes – “A iniciativa ocorre em decorrência da necessidade urgente de acelerar a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa”, diz Evandro Gussi, presidente da Unica. A entidade quer posicionar o etanol como o caminho ideal para a descarbonização dos transportes. O argumento é que o biocombustível é mais viável economicamente para os consumidores e investidores do que a eletrificação de frotas.



Batizada de “Vai de etanol”, a campanha da Unica terá peças publicitárias exibidas na TV e veiculadas em rádios localizadas nos principais centros de consumo de etanol do Brasil. As mensagens também serão propagadas por influenciadores nas redes sociais.

Patrícia Audi, diretora-executiva da Unica, afirma que a iniciativa incluirá um site com série de mitos e verdades sobre o etanol, uma calculadora que mostra quanto de CO2 as pessoas deixam de emitir ao abastecer com biocombustível e um quiz para medir o grau de conhecimento dos motoristas.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: