Previsto para acontecer esta semana, o leilão do templo do pastor Valdemiro Santiago, localizado em Santo Amaro, na região central de São Paulo, foi suspenso na última sexta-feira (6) pela Justiça paulista. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Segundo a publicação, o lance inicial para a sede da Igreja Mundial do Poder de Deus era de R$ 38,5 milhões, e a habilitação para eventuais interessados estava aberta há um mês. O objetivo do certame era quitar dívidas de um outro imóvel da denominação pentecostal em Ubatuba (SP).
O edifício temporariamente poupado da venda foi inaugurado em 2014, tem cinco pavimentos e é dividido em três ambientes: o templo (um vão livre com 17,6 mil m²), onde Valdemiro faz suas pregações; um prédio administrativo e um estacionamento subsolo, com capacidade para 813 automóveis e 162 motos.
A 1ª Vara Cível de São Joaquim da Barra (SP), onde tramita o caso, entendeu que o leilão não poderia acontecer porque, no Pará, a 1ª Vara Cível e Empresarial de Belém já conta com uma futura penhora desse bem para pagar outras dívidas de Valdemiro. O líder religoso tem relatado publicamente as dificuldades financeiras que atravessa e, em janeiro, chegou a pedir R$ 10 milhões em doações para recuperar as finanças da instituição que comanda (à época, sua TV Mundial estava em greve).