A adolescência é uma fase cheia de mudanças físicas e emocionais, o que por vezes pode afetar a saúde mental dos jovens. Assim, a Prefeitura de Barro Preto através da Secretaria de Educação e Assistência Social, está promovendo nas escolas a intensificação da campanha Setembro Amarelo, com objetivo em conscientização à população sobre a prevenção do suicídio e incentivar os estudantes a buscarem ajuda psicológica quando necessário.
Na tarde desta quarta-feira (13) as escolas municipais Prof. Leda Aguiar de Oliveira e Olavo Clementino dos Santos, foram palco para os estagiários de psicologia da faculdade Anhanguera que dentro da sala de aula em reuniões com pais de alunos, abordaram o “Setembro Amarelo”, que trata sobre a prevenção ao suicídio, trabalhando assim as habilidades socioemocionais.
“A escola é um espaço privilegiado para se debater a temática, quebrando o silêncio que ronda a questão, buscando promover a valorização da vida, prevenindo os fatores de risco e aumentando os fatores de proteção. Nosso esforço é alcançar os estudantes de forma simples, facilitando o acesso à informação sobre o sofrimento psíquico e com isso melhorar a autoestima no enfrentamento das problemáticas existenciais”, disse a Psicóloga Meriane Sales .
Segundo o prefeito Juraci da Saúde, é preciso falar sobre o suicídio e as causas que levam jovens a sofrer agravos psíquicos. “Estamos nessa ação nas escolas, levando informações sobre essa campanha e também como procurar ajuda para este problema. É preciso dialogar, fazer escuta dos estudantes e mostrar que estamos aqui para ajudar”, destacou o prefeito Juraci da Saúde.