Apesar disso, Prates afirmou que a situação do sistema de saúde da capital baiana ainda é considerada confortável, no entanto, o aumento disparado de casos de outras doenças como avc, infarto e câncer tem gerado preocupação.
"Hoje nós temos, com muita verdade, uma situação confortável, mas me preocupa a somatória de problemas. Cada dia tem uma surpresa negativa. Muitas pessoas não se cuidaram durante a pandemia. Nós estamos, inclusive, com a rede primária de atenção básica sobrecarregada. com isso, as upas estão recebendo muitos pacientes agravados com acv, infarto e câncer. Esse é o pior momento do sistema de saúde", disse.
Em relação ao cenário da covid-19 na cidade, o secretário enfatizou que está "sob controle", mas alertou: "O fator RT está crescendo. Nós já estamos com o fator RT em 0.95. Lembrando que passando de 1.0 é considerado descontrole epidemiológico".
Abertura de leitos de UTI
O secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, anunciou, durante o Balanço Geral, da RecordTV Itapoan, desta quarta (5) que o prefeito Bruno Reis autorizou a abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica, em Salvador. A abertura tornou-se necessária após a capital baiana atingir a marca de 97% de ocupação dos leitos destinados às crianças.
“Já estou correndo atrás de 10 leitos de uti pediátrica, já é uma determinação do prefeito e eu tô correndo atrás”, disse Prates.