-->

Notícias

10 janeiro 2022

Governo teme colapso de emergências em meio a surtos de Covid-19 e gripe

Governo teme colapso de emergências em meio a surtos de Covid-19 e gripe




Em meio à alta simultânea de casos de coronavírus e gripe, o governo da Bahia teme que ocorra um colapso nas emergências no estado. O alerta foi feito nesta segunda-feira (10) pelo governador Rui Costa (PT).

De acordo com o gestor estadual, diferentemente das primeiras ondas da Covid-19, desta vez a lotação de emergências preocupa mais que a taxa de ocupação de leitos de UTI.



Segundo Rui, se for necessário, o Estado pode ampliar o número de leitos de hospitais como o Espanhol, Metropolitano, Couto Maia e outros.

"O que estamos preocupados é com o pré-colapso de emergências [...] Esse quadro é que queremos evitar pra que a gente não veja cenas como as que a gente tem visto em outros estados, que pessoas não conseguem atendimento porque [as emergências] estão lotadas", afirmou o governador, em entrevista à Record TV Itapoan.

"Ano passado, a pressão era por leito de UTI. Dessa vez, [é] por atendimento nas emergências, porque as pessoas, junto com a Covid, agora tem a H3N2. Chega aquela multidão, não sabe se a pessoa tem aquela gripe forte ou Covid, acaba um contaminando outro. Quem tem gripe passa pra quem tá com Covid, quem tá com Covid passa pra quem tá com gripe, e acaba aumentando a contaminação [...] Esse colapso que precisamos evitar", acrescentou.

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato