-->

Notícias

28 dezembro 2021

Governo recua e suspende autorização para mineração de ouro na Amazônia

Governo recua e suspende autorização para mineração de ouro na Amazônia




O governo Jair Bolsonaro recuou e decidiu suspender sete atos que autorizavam mineração de ouro em São Gabriel da Cachoeira (AM), em uma das regiões mais preservadas da Amazônia.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira e é assinada pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.





O recuo acontece após manifestações contrárias da Agência Nacional de Mineração (ANM), Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Heleno assina o ato na condição de secretário-executivo do Conselho de Defesa Nacional, órgão que aconselha o presidente em assuntos de soberania e defesa.

Como representante do conselho, ele havia autorizado as frentes de pesquisa de ouro na fronteira do Brasil com a Colômbia e a Venezuela, na região conhecida como Cabeça do Cachorro. Cabe ao GSI dar aval ou não a projetos de mineração na faixa de fronteira, numa largura de 150 km.

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas chegou a abrir um procedimento de apuração para analisar as autorizações assinadas pelo ministro.

A região de São Gabriel das Cachoeiras é uma das últimas em estado pleno de conservação, onde vivem 23 etnias indígenas. (O Globo)

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato