Itabuna: Secretaria de saúde destaca a importância do Gripário pediátrico para casos mais graves




A Secretaria de Saúde de Itabuna, alertou os pais para que procurem o gripário pediátrico quando a criança apresentar sintomas mais persistentes da Influenza A (gripe). Entre eles, febre, falta de ar, fraqueza, desidratação e estiver sem se alimentar por muito tempo. A orientação é da secretária, Lívia Mendes Aguiar para melhorar o fluxo de atendimento.

O gripário entrou em funcionamento na terça-feira, dia 4, no anexo do Centro Médico Pediátrico na Avenida Nações Unidas, nas proximidades da Catedral de São José. O objetivo de sua criação foi desafogar o fluxo de atendimento pediátrico no Hospital Manoel Novaes.


No primeiro dia de funcionamento, o gripário atendeu 77 crianças. No entanto, a secretária disse que ainda nota uma procura por atendimento nos hospitais e na UPA – 24 Horas e mesmo nos gripários em situações de casos mais leves da Influenza, o que provoca a superlotação. “As pessoas estão indo às Unidades com sintomas leves, quando o ideal é manter repouso, beber bastante líquidos e usar antitérmicos”, orientou Lívia.

Itabuna vive um surto gripal desde 20 de dezembro, o que tem deixado hospitais sobrecarregados. Além disso, a situação se agravou depois do Natal com a enchente do Rio Cachoeira que devastou 40 por cento da cidade, que conta ainda com mais dois griparios para atendimento SUS. As Unidades ficam no Centro José Maria de Magalhães (antigo F-Sesp), e no Bairro Nova Ferradas.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!