Ipiaú registra caso suspeito de leptospirose após as chuvas de dezembro




Um caso suspeito de leptospirose foi registrado em Ipiaú na última semana e diante da ocorrência a Secretaria Municipal de Ipiaú redobrou a atenção em relação à doença que pode ser contraída pela urina de rato contaminada. Amostras de sangue foram coletadas do paciente notificado e encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) que realizará o exame para emitir o diagnóstico.

A secretária Laryssa Dias, da Saúde, informou que foi instalado um centro de testagem para leptospirose na Policlínica da Rua Dois de Dezembro, onde duas vezes (terça e quinta-feira à tarde) serão coletadas amostras em pacientes que forem encaminhados pelas unidades de saúde com sintomas da doença.

Entre os principais sintomas da fase precoce da doença estão: febre, dor de cabeça; dor muscular, principalmente nas panturrilhas; falta de apetite; náuseas e vômitos. As informações são do blog Giro em Ipiaú.

A Vigilância Epidemiológica do município recomenda às pessoas que apresentarem esses sintomas e que tenham tido contato com água ou lama de enchente ou esgotos, para ficarem atentas e procurarem a unidade básica mais perto de suas casas, para que o médico examine e faça a solicitação da testagem, se necessário.

Qualquer pessoa que tenha contato com água ou lama contaminada pode ser infectada. A Leptospira, bactéria que causa a doença, penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!