Governo teme colapso de emergências em meio a surtos de Covid-19 e gripe




Em meio à alta simultânea de casos de coronavírus e gripe, o governo da Bahia teme que ocorra um colapso nas emergências no estado. O alerta foi feito nesta segunda-feira (10) pelo governador Rui Costa (PT).

De acordo com o gestor estadual, diferentemente das primeiras ondas da Covid-19, desta vez a lotação de emergências preocupa mais que a taxa de ocupação de leitos de UTI.



Segundo Rui, se for necessário, o Estado pode ampliar o número de leitos de hospitais como o Espanhol, Metropolitano, Couto Maia e outros.

"O que estamos preocupados é com o pré-colapso de emergências [...] Esse quadro é que queremos evitar pra que a gente não veja cenas como as que a gente tem visto em outros estados, que pessoas não conseguem atendimento porque [as emergências] estão lotadas", afirmou o governador, em entrevista à Record TV Itapoan.

"Ano passado, a pressão era por leito de UTI. Dessa vez, [é] por atendimento nas emergências, porque as pessoas, junto com a Covid, agora tem a H3N2. Chega aquela multidão, não sabe se a pessoa tem aquela gripe forte ou Covid, acaba um contaminando outro. Quem tem gripe passa pra quem tá com Covid, quem tá com Covid passa pra quem tá com gripe, e acaba aumentando a contaminação [...] Esse colapso que precisamos evitar", acrescentou.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!