-->

Notícias

19 janeiro 2022

Covid-19: Itabuna vacina crianças com comorbidades quinta e sexta-feira

Covid-19: Itabuna vacina crianças com comorbidades quinta e sexta-feira




Começa na próxima quinta-feira (20), na UniFTC, a vacinação contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos, com comorbidades ou deficiência permanente. Como informa a Rede de Frio da Secretaria de Saúde, a imunização seguirá na sexta-feira (2121, em horários alternados, para facilitar o deslocamento dos pais ou responsáveis.

Na quinta, será das 16 às 20 horas, enquanto na sexta-feira, das 10 às 16 horas. Segundo o enfermeiro de imunização da Rede de Frio, José Victor Gomes, o atendimento será por meio de senha. Serão fornecidas 200 por dia.

Preferencialmente, os pais devem acompanhar o menor. No caso da ausência dos pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada em termo de consentimento por escrito, que deverá ser apresentado em duas vias (original e fotocópia).

O documento estará disponível na UniFTC. Além disso, a criança deverá estar acompanhada por um adulto (tio, avós, padrinhos, etc.) com os documentos pessoais e do pai ou mãe da criança com foto.

“Como neste primeiro momento as crianças que serão vacinadas são as que têm comorbidades, também deverá ser apresentado o laudo com CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), com carimbo e assinatura do médico”, orienta o enfermeiro Victor Gomes.
Sintomas e cuidados

Ele ainda alerta os pais ou responsáveis que a criança não pode ter sido vacinada contra outra doença nos últimos 15 dias. “Daí a importância de apresentar, além dos documentos pessoais, também o cartão de vacina e o cartão do SUS, para que nossa equipe possa avaliar o quadro de imunização”, explica Victor Gomes.

Ele ainda informa que a criança deverá permanecer em repouso no local por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacina. “Este é um procedimento simples para que a criança possa ser observada”, acrescenta.

O profissional lembra, por fim, que alguns sintomas podem se manifestar após a vacinação, como: dor, inchaço e vermelhidão no braço, bem como febre e dor de cabeça.

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato