-->

Notícias

13 janeiro 2022

Candida auris: Anvisa confirma terceiro caso de superfungo no Brasil

Candida auris: Anvisa confirma terceiro caso de superfungo no Brasil




A contaminação foi confirmada na terça-feira (11), mas só foi divulgada pela agência reguladora nesta quarta-feira (12). “Ainda há outro caso suspeito, que está em investigação laboratorial”, alerta a Anvisa, segundo o Metrópoles.



Desde a identificação do caso suspeito, o hospital estabeleceu medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto.



É o terceiro caso de Candida auris no país. Em dezembro do ano passado, o fungo foi identificado na ponta do cateter de um homem de 59 anos, que estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital da Bahia e na amostra clínica de urina de um paciente de 88 anos internado em um hospital de Salvador.



“A Anvisa está acompanhando as ações relacionadas ao surto, articulando-se com os envolvidos e apoiando as ações da força-tarefa nacional”, destaca a agência, em nota.



Segundo a Anvisa, existe a “propensão [do fungo] causar surtos em decorrência da dificuldade de identificação oportuna pelos métodos laboratoriais rotineiros e de sua difícil eliminação do ambiente contaminado.

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato