402 mil testes num dia; "Luz ao fundo do túnel" na Alemanha?






Portugal, à imagem de outros países, tem vindo a registar diariamente valores recorde de casos de infeção, tendo no último dia de 2021 ultrapassado, pela primeira vez, os 30 mil contágios, numa altura em que a variante Ómicron já tem uma prevalência superior a 80% no país.




A incidência de infeções disparou para os 1.182,7 casos por 100 mil habitantes em Portugal e o índice de transmissibilidade (Rt) também registou um aumento, passando para 1,35.




Há agora no país 151 concelhos em risco extremo de infeção e as autoridades de saúde admitem que o agravamento da pandemia pode aumentar pressão sobre saúde e mortalidade.




Em todo o mundo, a Covid-19 já provocou 5.428.240 mortes desde o início da pandemia.




Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.




Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:




11h30 - Alemanha com incidência elevada mas com luz ao fundo do túnel




A Alemanha inicia o ano com uma elevada incidência de casos de infeção pelo terceiro dia consecutivo, mas o ministro da Saúde considera que o país já vê a "luz no fim do túnel" no controlo da pandemia.




Segundo os dados oficiais, a incidência cumulativa está hoje nas 220,3 novas infeções pelo coronavírus por 100 mil habitantes a sete dias, valor mais elevado do que as 214,9 de sexta-feira, mas inferior às 452,4 de 29 de novembro, o máximo registado desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram registadas 26.392 novas infeções e 184 mortes




Morreram mais 184 pessoas nas últimas 24 horas vítimas da Covid-19 na Alemanha© Getty Images




11h20 - Brasil registou em 2021 o dobro das mortes e contágios de 2020




O Brasil, um dos países mais afetados pela covid-19, sai de 2021 com mais de 619.000 mortes e cerca de 22,3 milhões de casos desde o início da pandemia, divulgou ontem o Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (CONASS).




10h25 - Mais de 400 mil testes num dia




Portugal atingiu, na passada quinta-feira, dia 30 de dezembro, um novo máximo de testagem diária com 402.756 testes realizados (taxa de positividade de 9,2%), dos quais 307.698 (76%) foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, informou hoje a task force da testagem. Desde o início da pandemia, já foram efetuados em Portugal cerca de 26,5 milhões testes de diagnóstico à Covid-19 Estes números não incluem autotestes.




8h45 - N.º de grávidas infetadas e sem vacina está a aumentar nas maternidades




O diretor do Serviço de Ginecologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) alertou hoje para o aumento do número de mulheres grávidas infetadas com Covid-19 sem vacinação e para o impacto nos serviços, apelando à vacinação. Em declarações à agência Lusa, Alexandre Valentim Lourenço adiantou que atualmente todas as "principais maternidades de Lisboa têm tido mais grávidas Covid" e que o número supera o registado em maio, junho ou mesmo no ano passado.




8h40 - Navio em Lisboa com mais de 4 mil pessoas e 52 casos positivos




Um navio cruzeiro, de bandeira italiana, com mais de 4 mil pessoas a bordo está atracado no porto de Lisboa há dois dias, depois de 52 pessoas terem testado positivo à covid-19, confirmou o capitão do Porto de Lisboa.




8h35 - A China detetou 231 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 175 dos quais por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.




8h30 - Bolsonaro rejeita restrições para quem não se quer vacinar




O Presidente do Brasil rejeitou na sexta-feira "qualquer restrição" que possa afetar quem recusa a vacina contra a doença covid-19, apesar do país ser um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.




8h20 - Bom dia e Bom Ano Novo! 2022 é o ano da esperança do fim da pandemia da Covid-19. Iniciamos aqui o novo acompanhamento AO MINUTO no desenrolar das incidências relacionadas com a Covid-19, numa altura em que muitos países registam valores de infeções diárias nunca antes alcançados, facto que acontece devido à disseminação da variante Ómicron, mais transmissível do que as anteriores. Portugal ultrapassou ontem, último dia de 2021, pela primeira vez, os 30 mil novos casos em 24 horas.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!