‘Temos o maior interesse em que tudo seja esclarecido e, se houver culpado, que pague’, diz Prates após desdobramento da Kepler




O secretário da Saúde de Salvador (SMS), Leo Prates (PDT), garantiu, em entrevista à TV Record Itapoan na manhã desta quinta-feira (9), que a gestão municipal é a maior interessada na apuração das investigações por parte da Polícia Federal (PF) na sede da pasta.

A PF também cumpriu mandados no Instituto de Gestão e Humanização (IGH), assim como na residência de dirigentes. “Estamos acompanhando porque esse é o desdobramento daquela operação de 2018. Não só acompanhando, mas tomando medidas”, disse.

“Nós temos o maior interesse em que tudo seja esclarecido e, se houver algum culpado, que pague. Nesse momento, ainda estamos em investigação”, continuou.

A ação, realizada na manhã de hoje, é em conjunto com a Controladoria Geral da União–CGU, e é um desdobramento da Operação Kepler, que desarticulou um esquema criminoso de fraude à licitação, superfaturamento, desvio de recursos públicos, peculato e lavagem de ativos, na contratação do instituto.

Nesta fase, são investigados contratos firmados nos anos de 2016 e 2018 com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH). Na primeira fase, as investigações apontaram que as licitações eram direcionadas a beneficiar um Instituto contratado, o qual terceirizava, através de contratos superpostos e genéricos, parcelas do serviço a empresas recém constituídas e vinculadas ao próprio Instituto, tudo como mecanismo de retornar os valores das subcontratações em benefício de seus representantes e para suposto pagamento de propina a servidores vinculados à SMS e PMS.

Até o momento, foram identificados pagamentos, em razões dessas contratações fictícias, que ultrapassam R$ 2 milhões. As investigações apontaram ainda para a existência de superfaturamento de cerca de R$ 8 milhões, com potencial de desvio ainda maior, vez que que os contratos continuam em vigência e plena execução.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!