Primeiro elevador urbano do mundo, Elevador Lacerda completa 148 anos nesta quarta




Um dos mais marcantes e conhecidos cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda completa, nesta quarta-feira (8), 148 anos. Inaugurado em 8 de dezembro de 1873, o equipamento, leva o nome do seu idealizador e construtor, Antônio Lacerda.



Com 63 metros de altura, o elevador faz o transporte de pessoas entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta. Trata-se do primeiro elevador urbano do mundo e era o mais alto de todos quando começou a funcionar.



Ainda em funcionamento, o elevador já passou por cinco grandes reformas. Em uma delas, o equipamento ganhou mais dez metros. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006, a estrutura de duas torres já chegou a transportar 33.850 pessoas em um único dia, recorde atingido em 16 de janeiro de 2019, de acordo com a secretaria de comunicação da prefeitura de Salvador. Inicialmente o equipamento operava com duas cabines. Em 1930, uma reforma lhe acresceu duas cabines e a atual arquitetura em estilo Art Déco.



O secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, destacou a importância do equipamento não apenas por sua importância na mobilidade, mas também por seu valor histórico agregado. "Ele é parte fundamental da rotina do soteropolitano e sua beleza e história atrai milhares de turistas anualmente para conhecer esse importante equipamento de nossa cidade. E para 2023, quando o elevador completará 150 anos, nós já estamos preparando uma grande obra de requalificação”, declarou.



Elevador Hidráulico da Conceição. Este foi o primeiro nome do Elevador Lacerda que foi idealizado, de acordo com a Secretaria de Mobildiade de Salvador, não apenas ligar a parte baixa e alta da cidade, mas também para facilitar o transporte para o sul, sentido em que a cidade se expandia, articulando o elevador com as linhas de bonde.



Durante a pandemia da Covid-19, o Elevador Lacerda funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 17h. É necessário seguir os protocolos sanitários, como, por exemplo, o uso de máscara. A tarifa custa R$0,15.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!