Prefeito Augusto Castro destaca a importância da Uesc aos 30 anos





O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou o relevante papel desempenhado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) como instituição de ensino no desenvolvimento regional e no fortalecimento do ensino superior no Estado da Bahia e no País. Ao lado de outras autoridades, ele participou de Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores em homenagem aos 30 anos da Uesc, nesta quinta-feira, dia 9.

Presidida pelo vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Sivaldo Reis, autor do requerimento, a sessão contou com a participação do deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Regional da Bahia, Josias Gomes (PT-BA), secretários municipais, vereadores, além de professores, funcionários e ex-alunos da Uesc.

O prefeito Augusto Castro ressaltou a Uesc como patrimônio regional e estadual, cuja origem está ligada à antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi). Ele destacou a contribuição fundamental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para o fortalecimento da singular instituição de ensino superior, quando a monocultura do cacau era um expressivo vetor econômico para a Bahia e o Brasil.

Ao lembrar da luta pelo processo de estadualização da Fespi, na década de 80, Augusto Castro prestou homenagem à líder estudantil à época, Andréa (Déa) Jacobina, pelo importante papel desempenhado como uma das mais atuantes ativistas pela criação da Uesc. “Falar aqui da região, falar do estado da Bahia, falar de ensino superior sem citar a participação da nossa Uesc realmente é uma injustiça muito grande”, enfatizou.

O Chefe do Executivo itabunense também citou a imprescindível contribuição da Uesc na formação de estudantes de Ilhéus, Itabuna e de vários municípios da Bahia nas mais diversas áreas do conhecimento. Em três décadas, segundo o prefeito, foram milhares de profissionais graduados, pós-graduados, com títulos de mestrado e doutorado.

“Dá orgulho a gente ter hoje uma Universidade forte na área de ensino, pesquisa e extensão e de pessoas que estão ali diariamente trabalhando para aumentar a capacidade de oferta de ensino superior no Brasil, começando aqui pela nossa região”, pontuou Augusto. O prefeito de Itabuna finalizou parabenizando aos gestores, corpo docente, corpo técnico-administrativo, alunos e ex-alunos da Uesc pelos 30 anos da instituição.

Também à mesa da Sessão Solene, a secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, disse do quanto era honroso, enquanto ex-aluna da Uesc, participar de um momento histórico em homenagem aos 30 anos de implantação da Universidade, na qual ela obteve sua primeira graduação em Pedagogia. Ela também destacou a contribuição da instituição ao ensino fundamental na rede municipal de Itabuna.

A secretária fez referência aos participantes da mesa e da Sessão Especial que foram também graduados pela Uesc. Janaína Araújo fez questão de enfatizar a importância da Educação para a transformação social e o quanto é necessário se acreditar e investir no processo educacional para que as gerações futuras possam colher seus frutos. “A nossa Universidade Estadual de Santa Cruz é um marco neste processo de transformação para a nossa região”, arrematou a secretária.

A Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores contou ainda com a presença dos secretários municipais de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini; da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra; e do presidente da Fundação Marimbeta, Valter Silva. Dentre as homenagens e agradecimentos destacam-se as falas do atual reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, do deputado federal Josias Gomes e do vereador Sivaldo Reis.
_________________________________
_____________________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação

Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você

09.12.2021

Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!