Praias do Rio de Janeiro seguem com água escura; entenda fenômeno




As praias do Rio de Janeiro amanheceram neste sábado (11/12) com a água do mar escura. O fenômeno vem ocorrendo desde o início da semana do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade, até a cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.


O motivo é a alta concentração de algas. Veja fotos abaixo:


Aline Massuca/ Metropoles


Praias do RioAline Massuca/ Metropoles


Desde o início da semana, mar do Rio de Janeiro está mais escuro.Aline Massuca/ Metropoles


Fenômeno ocorre na capital e vai até a Região dos Lagos.Aline Massuca/ Metropoles


De acordo com ambientalistas, motivo é a alta concentração de algas. Aline Massuca/ Metropoles


Não foram encontradas algas tóxicas aos seres humanos até o momento. Aline Massuca/ Metropoles


A hipótese mais provável é de que nutrientes tenham sido trazidos pelas correntes e causado uma explosão na quantidade de algas que se alimentam deles.Aline Massuca/ Metropoles


Aline Massuca/ Metropoles




De acordo com o ambientalista Mario Moscatelli, a hipótese mais provável é de que nutrientes tenham sido trazidos pelas correntes e causado uma explosão na quantidade de algas que se alimentam deles. Além disso, condições climáticas típicas de verão podem influenciar.

“Isso é que deve estar gerando a mudança por tanto tempo e por uma extensão tão grande da costa, o fenômeno da multiplicação intensa dessas algas microscópicas que trazem a coloração marrom à água”, explica.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!