-->

Notícias

12 dezembro 2021

Praias do Rio de Janeiro seguem com água escura; entenda fenômeno

Praias do Rio de Janeiro seguem com água escura; entenda fenômeno




As praias do Rio de Janeiro amanheceram neste sábado (11/12) com a água do mar escura. O fenômeno vem ocorrendo desde o início da semana do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade, até a cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.


O motivo é a alta concentração de algas. Veja fotos abaixo:


Aline Massuca/ Metropoles


Praias do RioAline Massuca/ Metropoles


Desde o início da semana, mar do Rio de Janeiro está mais escuro.Aline Massuca/ Metropoles


Fenômeno ocorre na capital e vai até a Região dos Lagos.Aline Massuca/ Metropoles


De acordo com ambientalistas, motivo é a alta concentração de algas. Aline Massuca/ Metropoles


Não foram encontradas algas tóxicas aos seres humanos até o momento. Aline Massuca/ Metropoles


A hipótese mais provável é de que nutrientes tenham sido trazidos pelas correntes e causado uma explosão na quantidade de algas que se alimentam deles.Aline Massuca/ Metropoles


Aline Massuca/ Metropoles




De acordo com o ambientalista Mario Moscatelli, a hipótese mais provável é de que nutrientes tenham sido trazidos pelas correntes e causado uma explosão na quantidade de algas que se alimentam deles. Além disso, condições climáticas típicas de verão podem influenciar.

“Isso é que deve estar gerando a mudança por tanto tempo e por uma extensão tão grande da costa, o fenômeno da multiplicação intensa dessas algas microscópicas que trazem a coloração marrom à água”, explica.

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato