Leitos UTI adulto na Bahia registram 45% de ocupação




Os leitos UTI adulto na Bahia registram nesta segunda-feira (13) 45%, enquanto a ala pediátrica aparece com 83%. Já a enfermaria adulto tem 24% e a pediatria registra 62%.

A Bahia registra nesta segunda-feira (13) nove novas mortes por covid-19. O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado não divulgou mais detalhes, como o número de casos nas últimas 24h e responsabilizou o ataque hacker no sistema do Ministério da Saúde.




Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.399. “Com os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde fora do ar há quatro dias, o boletim epidemiológico tem sido divulgado apenas de forma adaptada. O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pelo Ministério na última sexta-feira (10)”, diz trecho da nota divulgada pela pasta.

Leia mais: Cidade baiana completa 100 dias sem registros de novos casos da Covid-19

Saiba como ter o comprovante de vacina com apagão do Conecte SUS

Ataque hacker

O site do Ministério da Saúde saiu do ar na madrugada de sexta-feira (10) após um suposto ataque hacker. Ao tentar acessar o site, usuários encontraram um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor.

“Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem. Minutos depois, o recado desapareceu, mas o site continuou fora do ar. A plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação, também saiu do ar. O Ministério da Saúde não comentou o problema.

O Ministério da Saúde informou neste domingo (12) que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações.

Segundo a pasta, equipes trabalham para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação. Vários sistemas já foram restabelecidos e a expectativa é que os outros estejam disponíveis para a população ainda nessa semana.

A pasta elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação contra a covid-19. (BNews)
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!