Especialista aponta risco de tridemia simultânea de ômicron, delta e influenza




Da Redação




John Swartzberg, médico e professor emérito da cadeira de doenças infecciosas e vacinação da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), afirma que não ter conseguido uma vacinação massiva em nível planetário, seja por falta de acesso às doses em alguns países, além da rejeição à imunização em outros, gera milhões de ‘fábricas virais’, uma para cada um desses indivíduos. Serão eles que produzirão a próxima variante do coronavírus, diz Swartzberg.




Segundo o cientista, a descoberta da variante ômicron da Covid-19, na África do Sul, no fim de novembro levantou novas incógnitas sobre a pandemia em todo o mundo.




Swartzberg acredita, de acordo com a Folha, de S.Paulo, que o hemisfério Norte pode sofrer nas próximas semanas o que ele chama de “tridemia”, ou seja, três pandemias ao mesmo tempo, e acredita que a variante que aparecerá no mundo após a ômicron será uma que transformará o Sars-CoV-2 de uma pandemia a uma endemia.




“Minha preocupação é que não só teremos uma pandemia dupla, mas teremos uma tridemia: ômicron, mais delta, mais influenza”, antevê.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!