Encontro de Mulheres abre programação virtual da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária







Dando início à programação técnica virtual da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, foi realizado, nesta segunda-feira (13), o VI Encontro Estadual de Mulheres Rurais, com transmissão ao vivo pelo canal SDRBahia, no YouTube.


O encontro, que dá destaque às experiências de assistência técnica e extensão rural (Ater) para Mulheres e ao enfrentamento à violência contra as mulheres no campo, é voltado para agricultoras familiares, marisqueiras, quilombolas, ativistas, políticas, mobilizadoras, empreendedoras, estudantes, jovens, representantes de cooperativas e associações, e representantes das organizações governamentais e não governamentais.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, a valorização da mulher do campo é sempre um debate profundo, que toca na raiz de problemas estruturantes. “Essa valorização tem sido uma busca nossa, evidentemente, mas buscamos também a autonomia financeira, por meio de iniciativas da SDR, de promover determinadas atividades agrícolas, economicamente viáveis, para tornar possível que as mulheres do campo tenham uma renda familiar capaz de torná-las independente financeiramente”.

A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), Julieta Palmeira, ressaltou que o momento é de crise de saúde, política e econômica. “Nós mulheres sofremos um impacto diferente e, nas mulheres em estado de vulnerabilidade, essas crises impactam muito mais. Fruto de uma sociedade que tem a desigualdade de gênero, baseada no racismo estrutural, na desigualdade social e nas relações de dominação patriarcal. As mulheres do campo, trabalhadoras rurais das florestas e das águas, têm se insurgido em relação a isso e a gente vê esse protagonismo crescer, cada vez mais. É importante abrir essa Feira da Agricultura Familiar com esse evento, para dizer que somos maioria da sociedade e precisamos ocupar espaços para definir a vida das cidades”.

Para a representante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Francisca Luiza Guedes, é a partir da participação das mulheres, em debates como esse, que se consegue avançar na autonomia. “Foi nesses encontros que conseguimos ter uma ATER Mulher, que hoje sou beneficiada junto com outras companheiras do Território Velho Chico. A luta feminista não é vaidade é o direito de conseguir uma nova sociedade. Quem luta resiste e vencerá todos os dias”.

O evento foi mediado pela diretora de Inovação e Sustentabilidade da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Maria Auxiliadora Alvim, e pela gestora da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Camilla Batista.

Programa técnica

A programação técnica da Feira, que segue até sexta-feira (17), pode ser acessada no site: www.sdr.ba.gov.br, com todas as atrações, novidades e inovações.

Além da programação técnica, a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece de forma presencial, a partir desta quarta-feira (15) e segue até domingo (19), com a comercialização de 1.500 produtos de 200 cooperativas e associações de todo o interior do estado, além de programação musical, espaço infantil e gastronomia.

A comercialização também acontecerá por meio de sistema delivery no portal mercaf.com.br, o mercado virtual da agricultura familiar, que será lançado durante a feira. Nesta opção, o consumidor de Salvador e Região e Metropolitana receberá os produtos no conforto de sua casa, com entrega gratuita.

A Feira é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes).




Serviço

O quê: 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Onde: Parque Costa Azul, em Salvador

Data: 15 a 19 de dezembro de 2021

Horário: das 16h às 22h (Quarta a Sexta) e das 10h às 22h (Fim de Semana)




Assessoria de Comunicação SDR/CAR
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!