Datafolha diz que Lula é o presidente ‘preferido’ dos evangélicos




A empresa de pesquisas do Grupo Folha divulgou um relatório que aponta o ex-presidente Lula (PT) como o mandatário melhor avaliado pelos evangélicos, mesmo envolvido em diversos processos por corrupção e lavagem de dinheiro.

A pesquisa da empresa Datafolha diz ter realizado um levantamento entre os dias 13 e 16 de dezembro sobre diversos aspectos da política nacional, com 3.666 entrevistados, com margem de erro de 2%.





Um dos recortes do estudo, por religião, aponta que 43% dos evangélicos supostamente considerariam Lula o melhor presidente que o Brasil já teve.

Em seguida ao ex-presidiário estão o presidente Jair Bolsonaro (19%), e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (7%), Getúlio Vargas (4%), Juscelino Kubitschek (4%) e, empatados José Sarney, João Batista Figueiredo, Dilma Rousseff, Tancredo Neves (que faleceu antes da posse), Itamar Franco e Jânio Quadros, todos com 1%.

A pesquisa diz ainda que o recorte por religião mostrou que Lula é menos popular entre os evangélicos que a média nacional, onde o petista teria 51% de avaliação popular como o melhor da história do país.

A mesma pesquisa aponta que, para os evangélicos, Bolsonaro é o pior presidente que o Brasil já teve, com 35% do entrevistados apontando seu nome, contra 25% de Lula, 8% de Collor, 7% de Dilma, 2% de Fernando Henrique e José Sarney.

No cenário hipotético de um segundo turno das eleições em 2022, o Datafolha diz que 46% dos evangélicos votariam no ex-presidiário, enquanto 44% dos fiéis votariam em Bolsonaro para reelege-lo.
Ressalva e contraste

A ressalva inevitável a ser feita é que a empresa de pesquisa ligada ao jornal Folha de S. Paulo é uma das diversas que fizeram levantamentos em 2018, durante a campanha eleitoral, e apontavam que Bolsonaro não seria eleito, perdendo para todos os candidatos em um eventual segundo turno.

O cenário também contrasta de maneira inequívoca com a pesquisa feita pela Brasmarket, empresa com 40 anos de atuação no mercado de pesquisas, que ouviu 4.600 pessoas no começo deste mês, em todas as regiões do país, com margem de erro de 1,4%.

Um dos tópicos da pesquisa – que não teve um recorte por religião divulgado – envolve a rejeição aos presidenciáveis: Lula lidera com 40,4% de entrevistados dizendo que jamais votaria no petista, contra 37,9% de Bolsonaro.

Nas respostas espontâneas à pergunta “se a eleição para presidente da República fosse hoje, em quem o sr (a) votaria?”, Bolsonaro lidera com 30,6% das intenções de voto, seguido por Lula com 14,4%, Sérgio Moro com 3,9%, Ciro Gomes com 2,2%, João Dória com 1,1%, Eduardo Leite com 0,8%, Luiz Henrique Mandetta e Simone Tebet com 0,1%.

Num eventual segundo turno, Bolsonaro teria o voto de 43,4% dos entrevistados, contra 32,9% de Lula. Brancos e nulos seriam 16,8%, e não sabem ou não responderam, 6,9%.
Infográfico da pesquisa sobre a disputa eleitoral realizada pela Brasmarket em dezembro de 2021

Informações: Gospel + / por Tiago Chagas
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!