Começa na próxima segunda-feira (13) a 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA)




A 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) começa na próxima segunda-feira (13), com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”. Em formato virtual, a FECIBA será realizada até sexta-feira (17). Durante toda a semana, serão apresentados 164 projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino no âmbito do Programa Ciência na Escola, que estimula o fazer ciência em sala de aula.

A abertura da FECIBA será, às 8h, no auditório da SEC, com transmissão pelo canal do Youtube da Educação (https://bit.ly/3pL0mwa), com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Dentre os convidados estão Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado; Tereza Cristina Paim, secretária de Saúde do Estado; Fabya Reis, secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado; Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado; Marilda Gonçalves, diretora do Instituto Gonçalo Moniz da FIOCRUZ; e Jailson Bittencourt de Andrade, da Academia de Ciências da Bahia.

Ainda na abertura, estudantes da rede estadual irão apresentar os projetos “A importância da implementação de sistema de resfriamento evaporativo nas escolas em tempos de pandemia: um estudo de caso no Complexo Integrado de Educação de Caetité”; “Eu sou Sócia da Coelba?” e “Produção de inseticida a partir da folha da mandioca (manihot esculenta).

A programação da FECIBA conta, ainda, com palestras, apresentações culturais e avaliação e certificação de projetos. De 14 a 17, a programação, pela manhã, será transmitida pelo canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (https://bit.ly/31Mpaf4) e, no período da tarde, pelo Canal do Youtube do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (https://bit.ly/3GvTBoQ).

O coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a importância da FECIBA. “A FECIBA é uma das maiores feiras de ciências do país e o formato virtual é necessário diante dos cuidados que envolvem a prevenção da COVID-19. Teremos momentos valiosos para ampliar a mobilização e a participação dos nossos professores e estudantes em torno da popularização e interiorização da ciência na Educação Básica. Estes cinco dias de evento também serão para celebrar a educação pública, a vida, a inventividade dos estudantes e o compromisso dos educadores com a iniciação científica”, destacou.

Acesse a programação completa no endereço https://bit.ly/30a1mBl.
--



Foto: Claudionor Jr / SECBA





--

Assessoria de Comunicação


Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!