-->

Notícias

13 dezembro 2021

Com surto de gripe, Bahia registra 9 casos de Influenza A H3N2

Com surto de gripe, Bahia registra 9 casos de Influenza A H3N2




A Bahia registra nove casos de Influenza A H3N2, segundo dados do último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Estadual nesta segunda-feira (13). De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, os casos confirmados ocorreram em Salvador e Lauro de Freitas, sendo cinco do sexo feminino e quatro do sexo masculino, com idades entre 30 e 85 anos.

“As vigilâncias estadual e municipal estão monitorando bem de perto para acompanhar essa curva epidêmica. Vale lembrar que as medidas de prevenção não farmacológicas usadas para a prevenção da Covid-19 também servem para a prevenção da Influenza. É fundamental que a população continue investindo no uso de máscara e álcool em gel. A gente também tem a vacina contra a influenza, que é o principal mecanismo de intervenção disponível na saúde pública”, destaca o técnico da coordenação estadual de imunização, Ramon Saavedra.



Thank you for watching

A capital do Rio de Janeiro anunciou na última semana que o surto de Influenza A evoluiu para um quadro de epidemia, com pelo menos 23 mil casos confirmados em toda a cidade.

Com o aumento dos casos de gripe em Salvador, as unidades de saúde não comportam mais o número de atendimentos. Na manhã desta segunda-feira (13), houve protesto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris e, mais tarde, os pacientes do 6° Centro de Saúde Rodrigo Argollo, no bairro de Tancredo Neves, também reclamaram da lotação.

Vacinação

O documento orienta as equipes de saúde para a necessidade de intensificação das ações de vigilância dos casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Há recomendação também para a intensificação vacinal nos municípios que dispõem de estoque, com oferta da vacina influenza para os grupos prioritários não vacinados durante a campanha de 2021.

Esse grupo prioritário é composto por crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com 60 anos ou mais; povos indígenas e quilombolas; população privada de liberdade; adolescentes sob medidas socioeducativas; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.

Na Bahia, de acordo com dados do Painel Influenza do Ministério da Saúde, 5.635.200 doses da vacina Influenza foram distribuídas e 4.838.703 foram aplicadas durante a Campanha da Influenza em 2021, atingindo a cobertura média de 94,3%. Em 2020, a cobertura média alcançou 93,55% do público alvo. (Metro1)

Responsabilidade: Imagens, artigos ou vídeos que existem na web às vezes vêm de várias fontes de outras mídias. Os direitos autorais são de propriedade total da fonte. Se houver um problema com este assunto, você pode entrar em contato