Secretaria Municipal de Saúde realiza ação Papo Azul no Ginásio de Esportes de Ibicaraí








A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa quinta-feira, dia 18 de novembro, às 17 horas, no Ginásio de Esportes Nicécio Bráulio Dantas, a ação PAPO AZUL, em alusão ao Novembro Azul, e Orientação sobre o Câncer de Próstata e na oportunidade contou com a presença de um grande público masculino da sede e dos distritos.

Além de palestras sobre o assunto o público presente pôde tirar dúvidas sobre o tema abordado. Na oportunidade foi ofertado corte de cabelo para os homens presentes na ação e o aviso para todos que às quintas-feiras as onze unidades de saúde estarão ofertando exame de PSA, além de sala de espera para conscientização e informação sobre o câncer de próstata.

A ação contou com a presença da prefeita Monalisa Tavares, da secretária municipal de Saúde, Luna Tavares, o secretário de Cultura, Olivério Leal, dos vereadores Jonathas Soares, Aroldo Melo e Clícia Guerreira, representando o Legislativo Municipal, o Capitão PM Gilvan, representando a 63ª CIPM - Companhia Independente da Polícia Militar de Ibicarai-Bahia, do fisioterapeuta Danilo Nascimento e do assessor de comunicação e mestre de cerimônia Guilherme Moreira.

Na oportunidade o cidadão Domingão Brasil fez um depoimento emocionado, onde relatou ter tido um câncer de próstata e só está vivo para contar a sua história por ter deixado a resistência machista de lado e aceitar fazer o exame. “Se estou vivo hoje é graças ao exame que fiz e ter operado a tempo. Por isso eu peço que todos os homens façam o exame”, disse Domingão.

A prefeita Monalisa Tavares saudou todos os presentes e fez questão de dizer que naquele momento ela estava ali falando como médica. Monalisa ressaltou a coragem de Domingão em relatar a sua história e aceitar fazer o exame depois de anos de dores e incertezas. “Quero lembrar que o preconceito e o machismo impedem que o homem faça um simples exame de toque que na maioria das vezes detecta um provável câncer em fase inicial. Graças a Deus, no caso dele, o final foi feliz”, disse a prefeita.

O Capitão PM Gilvan foi breve em suas palavras e fez questão de dizer que ainda existe uma barreira preconceituosa, mas é preciso fazer os testes e o exame. “A mulher é mais cuidadosa e segue à risca todos os exames. É importante fazer atividades físicas, além de uma alimentação saudável. Acredito que eventos como esse contribuem para que tratemos esse tema com mais seriedade e responsabilidade”, disse Gilvan.

O vereador Jonathas Soares fez questão em falar da atenção básica do município e do cuidado da atual gestão com a saúde pública. O edil citou uma história de alguém próximo a sua família que escondeu o problema por questão dos tabus masculinos e quando a pessoa resolveu contar o problema já era tarde demais. Por último o vereador usou o exemplo do copo cheio de água que transborda e que hoje todos os presentes saíram desse evento transbordante do assunto em questão.



Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 19.11.2021
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!