Secretária de Saúde de Ibicaraí visita UBS em dia de eleição dos Conselhos Locais de Saúde








A Secretária Municipal de Saúde, Luna Tavares, visitou na manhã dessa segunda-feira, dia 22, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Lauro Figueiredo, no bairro Bela Vista; Dr. Ferreirinha, no Duque de Caxias (casas populares); Gelson Lopes (ao lado da Fábrica de Chocolate) e Israel Mendonça (ao lado do Fórum). A visita foi para acompanhar de perto a eleição para os conselhos locais de Saúde, que aconteceu hoje em todas as onze unidades de saúde do município.

De acordo com Amora Ferreira Menezes, Assessora Técnica de Saúde, a comunidade foi convidada através dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (ACS e ACE) para participar da votação. “A eleição foi aberta e de forma transparente, obedecendo todos os requisitos legais e a paridade dos segmentos. Essa proposta inovadora da comunidade ter representatividade e participação direta no Conselho Municipal de Saúde já tinha sido implantada na primeira gestão da prefeita Monalisa Tavares e deu certo.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Luna Tavares, o objetivo dessa eleição é assegurar a participação popular e efetivar uma gestão compartilhada. ”Os conselhos locais assim serão formados: 50% de representantes dos usuários, 25% de representantes dos trabalhadores de Saúde e 25% de representantes da gestão ou prestadores de serviços, e eles participarão ativamente na construção das propostas para o Plano Municipal de Saúde”, disse Luna.



Conferência Municipal de Saúde

Na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, acontecerá no Clube do Comerciários, a Conferência Municipal de Saúde, que tem como objetivo eleger as propostas para a construção dos Plano Municipal de Saúde, com a participação popular da comunidade e dos trabalhadores de Saúde.



Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 22.11.2021
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!