Gilberto Gil é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras




O cantor Gilberto Gil é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). O artista baiano foi eleito por maioria absoluta, com 21 votos, à cadeira de número 20. Gil acompanhou a votação em sua casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, já que a norma da ABL proíbe que candidatos participem da sessão.

”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o acadêmico Marco Lucchesi, presidente da ABL.

Também concorreram o poeta Salgado Maranhão (7 votos), e o autor e crítico literário Ricardo Daunt (nenhum voto).

Participaram da eleição 34 acadêmicos de forma presencial ou virtual, um não votou por motivo de saúde. Alguns votos foram nulos ou brancos.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!