Deputados criticam Maia por defender ação contra emendas de relator, criadas na gestão dele




O deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) virou alvo de colegas na semana passada por ter defendido a decisão da ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), contra emendas de relator.



Eles lembram que esse uso surgiu na gestão de Maia na Presidência da Casa, em 2019, quando o Congresso emplacou valor de R$ 30 bilhões das chamadas RP-9.


Após acordo com o governo, então pressionado, o relator manteve cerca de R$ 20 bilhões sob seu controle para 2020, o que se repetiu em 2021.


Mas há diferença. Maia viveu em atrito com Bolsonaro, o que dificultou o uso das RP-9 com o volume e intensidade que é realizado agora.


Maia afirma que a ideia da criação desse tipo de emenda foi de Cacá Leão (PP-BA) que, por coincidência, diz ele, é líder do PP hoje, partido de Arthur Lira (AL).
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!