Covid-19 pode forçar cancelamento do Mundial de Boxe Feminino, previsto para dezembro




Previsto para ocorrer entre os dias 6 e 19 de dezembro, na Turquia, o Mundial de Boxe feminino pode ser cancelado pela International Boxing Association (Aiba, na sigla em inglês). A informação foi confirmada ao Bahia Notícias por fontes ligadas à Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). O motivo é a escalada de casos de Covid-19 no país-sede nas últimas semanas.



O BN apurou que uma reunião deve acontecer nos próximos dias, entre a Aiba e as confederações nacionais da modalidade, para discutir se haverá torneio ou não. Por meio da assessoria de imprensa, a CBBoxe afirmou que "ainda não há nada oficial" sobre o possível cancelamento. Contudo, pontuou sua preferência pela realização do campeonato. "Sem dúvida, seria importante para o desenvolvimento da modalidade", disse.



Uma fonte confirmou à reportagem que as passagens da delegação brasileira já foram compradas, e que falta apenas confirmar os nomes das atletas que participarão. A atual campeã mundial, Beatriz Ferreira, da categoria até 60kg, está confirmada. Outra baiana, Viviane Pereira, da categoria até 70kg, também deve ir. Carol Naka (51kg), Clélia Costa (54kg), Jucielen Romeu (57kg) e Beatriz Soares (66kg) são os outros nomes já pré-confirmados.



A Turquia vem tendo dificuldades para controlar a pandemia de Covid-19. No dia 4 de julho, o país registrou 4.418 casos e 50 mortes pela doença. Nesta segunda-feira, foram 24.824 casos e 187 mortes, em um aumento que vem sendo constante ao longo dos últimos meses.



Para efeito de comparação, nas últimas 24h o Brasil registrou 6.152 novos casos e 118 mortes, mesmo tendo uma população mais que duas vezes maior do que a turca.



Em termos de vacinação, a Turquia possui 59,3% da população completamente imunizada contra a Covid-19, com 66,9% tendo tomado apenas a primeira dose.



Outra questão que coloca em cheque a realização do Mundial é a falta de tempo hábil para organizá-lo. Parte das confederações nacionais entende que o torneio está sendo feito às pressas. A reunião com a Aiba deve definir os rumos da competição.



O Mundial masculino foi encerrado na última semana. Ao todo, dez brasileiros foram enviados para Belgrado, na Sérvia (confira a lista completa aqui). O baiano Keno Marley foi o único a subir ao pódio. Na categoria até 86 quilos, ele ficou com a medalha de prata (lembre aqui).
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!