Água mais Cara em Itabuna Emasa fará reajuste tarifário nas contas de água em até 9%




A Arsepi (Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Itabuna) autorizou reajustamento máximo de 9% depois de analisar a solicitação da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), que pleiteou um reajuste tarifário de 15,05% nos serviços de água e esgoto. A concessionária necessitou repor perdas inflacionárias, no período de abril de 2019 a setembro de 2021, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).




Em suas considerações, o superintendente da Arsepi, Humberto Mattos, levou em conta que a análise de documentos e informações prestadas, além de arquivos existentes na Agência Reguladora, contribuíram para se chegar aos 9%. “Vale ponderar que o percentual de 15,05% desejado não deve prosperar, manifestando-se pelo aumento máximo de 9%, em consonância ao apontado pelo levantamento do INPC”, disse o superintendente da Arsepi em sua manifestação.




O diretor-financeiro da Emasa, Ronaldo Simas, apontou que, mesmo não obtendo o porcentual desejado, a correção em nove pontos percentuais nas contas de consumo ajuda a diminuir as perdas provocadas pela inflação e o crescente aumento de insumos e serviços utilizados pela Emasa, a exemplo da energia elétrica.




“São quase três anos sem reajuste na nossa tarifa de água e, nesse período, enfrentamos o advento da pandemia da Covid-19, que desestabilizou a economia do país e a renda das pessoas, principalmente aquelas mais vulneráveis. O acréscimo não foi o que buscávamos, porém, ajudará bastante no equilíbrio financeiro da Emasa”, ressaltou Simas.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!