‘Se não fosse o Paulo Guedes, Bolsonaro seria uma ameaça em 2022’, diz Nassif




247 - O jornalista Luis Nassif, em entrevista à TV 247, afirmou que se não fosse a política econômica desastrosa do ministro da Economia, Paulo Guedes, Jair Bolsonaro “seria uma ameaça” maior em 2022. “Sem o Paulo Guedes o Bolsonaro ficaria mais competitivo”, disse ele.

Para Nassif, a lei do teto de gastos, apesar de ruim para o avanço do crescimento nacional, “segurou o Bolsonaro”. “Se o Bolsonaro tivesse noção de que teria espaço dentro do orçamento para avançar, ele seria mais competitivo”.

Independentemente da lei do teto de gastos, no entanto, de acordo com o jornalista, o que Guedes “fez com o câmbio foi uma barbeiragem sem tamanho, ele e o Roberto Campos [Neto, presidente do Banco Central]”.



A estratégia de repassar as altas internacionais para o mercado interno, segundo Nassif, “arrebentou” a política econômica de Guedes, apesar de ter sido favorável a ele na medida em que aumentou sua fortuna acumulada em uma offshore em paraíso fiscal. “Será que ele fez para aumentar o valor do que eles [Guedes e Roberto Campos Neto] têm lá fora? Aumentou bem o que eles têm lá fora, mas o que ele fez com o câmbio arrebentou com a política econômica dele. Mesmo com esse prisma de lei do teto, essa questão de permitir o repasse das altas internacionais aqui, internamente, arrebentou com a política dele. O mercado hoje já está apostando em choque de inflação maior para o ano que vem, só refluindo depois da saída do Guedes. Portanto, porque o Guedes fica? Pela expectativa da privatização dos Correios e da Eletrobras”, resumiu o jornalista.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!