Itabuna: “Do limão, fazemos limonada”, diz Augusto Castro no balanço dos dez meses de gestão




Por Lari Borges – Produtora e Repórter do “Bom Dia Interativa” da Rádio Interativa 93,7-FM, de Itabuna


Ao fazer avaliação dos quase dez meses de sua administração, o prefeito de Itabuna afirmou que ele e sua equipe de governo estão “fazendo do limão uma limonada” para superar os graves problemas enfrentados na Prefeitura.

“Não foi fácil pegar um município polo regional, com índices negativos em todas as áreas, e planejar para poder chegar no momento em que chegamos”, garantiu Augusto Castro.

O prefeito afirmou que quando aceitou disputar a Prefeitura de Itabuna, sabia da responsabilidade de ser uma gestão em um momento tão difícil. “Mas nós conseguimos nos organizar e a Prefeitura está com as contas em dia”, garantiu.

Augusto Castro fez as declarações na manhã do último sábado, dia 23, em entrevista ao programa “Bom Dia Interativa” da Rádio Interativa 93,7-FM.

Acompanhado do vereador Manoel Porfírio, do PT, líder do Governo na Câmara, o prefeito de Itabuna conversou durante cinquenta minutos com Ederivaldo Benedito-Bené, Jairo Araújo e o advogado Andirlei Nascimento.

A presença dos dois repercutiu muito e o programa a alcançou grandes índices de audiência na região. Augusto e Porfírio interagiram com os ouvintes e fizeram um balanço dos nove primeiros meses da administração municipal e dos trabalhos legislativos itabunenses.

Augusto também ressaltou a importância do servidor público para o município e a valorização deles pelo seu governo. “Em comemoração ao dia do servidor público, o salário será antecipado para o dia 28 de outubro. Isso acontece graças ao bom planejamento do governo e prestações das contas públicas em dia”, anunciou o prefeito.

Ao ser questionado sobre os desafios da gestão, o prefeito revela que o grande desafio assumido pelo governo foi o fim do lixão em Itabuna. “Nós conseguimos acabar com aquela triste realidade, criamos alternativas para os catadores e para as famílias que ali viviam, lembrou.

Augusto ressaltou também a importância do Hospital de Campanha: “Nós temos uma cidade polo regional e com prestações de serviços em vários setores, principalmente na Saúde. O hospital foi fundamental naquele momento para salvar vidas e para o enfrentamento da covid-19”, disse.

Ao lembrar que “o desemprego bate na porta hoje todos os dias”, o prefeito de Itabuna destacou que “a Prefeitura é maior empregadora no município e nós participamos do dia-a-dia da vida da cidade na área social”.

Augusto Castro também fez críticas à administração anterior. “Você não consegue enxergar em Itabuna investimento essenciais no passado, isso gera um passivo muito grande. O governo atual trabalha no enfrentamento da desigualdade social”, garantiu.

“Entregamos um auxílio emergencial para aproximadamente quatro mil pessoas, recuperação dos equipamentos do Cras, cadastramento e aumento da presença do bolsa família. Estamos trabalhando para o funcionamento do Restaurante Popular e temos objetivo de descentralizá-lo, ir para as comunidades”, afirmou.

Das ações do governo que gostaria de ter feito e ainda não fez, o prefeito relatou que, devido as questões burocráticas dos processos licitatórios, houve alguns atrasos na entrega de algumas UBS-Unidades Básicas de Saúde.

“Logo no início do governo, nós fizemos um levantamento para recuperar os Postos de Saúde. Já recuperamos cinco postos e até final de dezembro vamos recuperar doze postos”, anunciou.

Augusto Castro falou também do atraso da pavimentação asfáltica e sobre os canais de esgoto que cortam algumas avenidas e trechos da cidade. Segundo o prefeito, essas obras são de extrema importância e estão em atraso devido a processos burocráticos.



Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!