Capital baiana terá mutirões de saúde no 'Dia D' do Outubro Rosa




A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove o Dia D da campanha Outubro Rosa em Salvador neste sábado (23). Para garantir o amplo acesso das soteropolitanas aos múltiplos serviços oferecidos pela prefeitura, uma série de ações especiais ocorrerão em mais de 40 locais, que oferecerão mutirões e atividades relacionadas com a mobilização, sendo 12 apenas na região do Subúrbio Ferroviário.



A pasta mobilizou uma equipe multidisciplinar em saúde, composta por gestores, médicos/as, enfermeiros/as, odontólogos/as, agentes comunitários, nutricionistas, auxiliares de limpeza, administrativo da farmácia e técnicos de enfermagem, que amplificarão os serviços oferecidos neste sábado.



Serão realizados coleta de exames de colo de útero, exame de mamas, solicitação de mamografia, teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atividades educativas, consultas odontológicas, antropometria, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, atendimentos médicos clínicos, atividade de educação em saúde, orientação de saúde bucal e antropometria.



Além destes, também haverá procedimentos de coletas de preventivos ginecológicos e exame clínico das mamas; encaminhamentos de mamografias, laqueadura, inserção de DIU e ultrassonografias mamária e transvaginal; testagem rápida para HIV, sífilis, HCV e HbsaAg; exame preventivo, clínico das mamas e encaminhamento para o Centro de Pesquisa e Ceparh; consulta com equipe de enfermagem; salas de espera com palestra sobre a importância da avaliação clínica e temas relacionados ao empoderamento feminino; busca ativa de mulheres para encaminhamento e realização de preventivo.



O secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, destacou os benefícios que a campanha oportuniza para todas as mulheres ao garantir ações preventivas no cuidado com a saúde. “Fizemos um intenso trabalho coletivo, envolvendo as equipes e unidades, visando oferecer o máximo de procedimentos que podem salvar vidas, pois sabemos da importância do autocuidado e da prevenção. Tudo foi preparado com carinho e dedicação, para que nossas mulheres tenham conforto e possam cuidar de si como merecem”, disse.



Para ter acesso às unidades que realizam esses procedimentos durante todo o mês de outubro da mobilização, o público pode acessar o card oficial da SMS e se conectar ao QR Code, ou o site da Secretaria da Saúde, para ler toda a lista disponibilizada.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!