Alexandre de Moraes determina depoimento presencial de Bolsonaro à PF




O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (7), que a Polícia Federal tome o depoimento presencial do presidente Jair Bolsonaro no inquérito que investiga se ele interferiu politicamente na instituição. Segundo o portal G1, o prazo é de 30 dias.



Bolsonaro poderá marcar o dia e horário para prestar esclarecimentos sobre a acusação, feita pelo ex-ministro Sérgio Moro, de que o presidente agiu para blindar aliados e familiares de investigações.



Antes da decisão do Supremo, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou à instituição, que Bolsonaro admite prestar o depoimento presencialmente. Essa comunicação aconteceu na última quarta-feira (6), minutos antes do julgamento que determinaria se o depoimento do presidente seria presencial ou por escrito.



Anteriormente, a AGU defendeu que o depoimento fosse escrito, por causa do cargo. A argumentação não foi acolhida pelo relator original do caso, o ministro Celso de Mello, que se aposentou no ano passado.



Na época, o magistrado entendeu que o presidente só tem a prerrogativa de prestar depoimento por escrito na posição de testemunha. Nesse inquérito, Bolsonaro é investigado.



Com a determinação de prazo para o depoimento presencial, Alexandre de Moraes arquivou o recurso da AGU contra a decisão do, então ministro, Celso de Mello. Ainda segundo o portal G1, interlocutores do órgão afirmam que com o comunicado, Bolsonaro acenou ao Supremo para mostrar que não estava disposto a criar um novo confronto.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!