Secretário de Saúde de Ilhéus fala, no Rotary, sobre seu plano de trabalho






Aconteceu na quinta-feira, dia 16, o almoço-executivo do Rotary Club de Ilhéus, sob a presidência do professor Josevandro Nascimento (ano rotário 2021/2022), no Colégio Estadual Rotary Renato Leite da Silveira, localizado no bairro Barra do Itaípe. O convidado especial dos rotarianos foi o secretário municipal de Saúde, cardiologista André Cezário, que apresentou o seu plano de ação com informações importantes para a continuidade do trabalho na Saúde Pública, visando melhor atendimento à população.

A mesa principal das atividades contou com a participação da secretária Catiana Souza de Oliveira Brito, o tesoureiro, Valter Vieira de Oliveira Junior, e o diretor de Protocolo, Marcos Flávio Rhem da Silva. O evento foi prestigiado ainda com a presença do vice-presidente Eduardo Domingues Brito, do ex-presidente António Costa, os diretores Paulo Moreira, Anselmo Clement e Genildo Barbosa, a diretora da Casa da Amizade, rotariana Odair Carvalho, a diretora do Colégio Estadual Rotary Renato Leite da Silveira, Jacira Oliveira Fernandes dos Santos, e um bom número de associados do clube.

Na opinião do secretário André Cezário, “Ilhéus, hoje, vive uma evolução dentro da alta complexidade em saúde, que são aqueles procedimentos que, geralmente, são os mais caros e os mais difíceis de conseguir. Porque a população sempre saiu daqui para fazer fora, em Salvador, Feira de Santana, Conquista, e até Itabuna. Cirurgia cardíaca, cirurgia nas pernas por questões de insuficiência vascular, cirurgias ortopédicas complexas, tudo isso a população sempre foi fazer fora e hoje é ao contrário, as pessoas de fora vêm fazer em Ilhéus.”

Segundo o secretário, houve uma evolução muito grande nesses quatro anos. “E não estamos falando só de SUS, estamos falando também da rede particular. Muitos profissionais especializados que sempre quiseram morar em Ilhéus, agora aproveitam a estrutura montada e vêm pra cá. Já temos pessoas referência em vascular. Não temos cardiopediatra, mas aposto que após a inauguração do novo hospital a vinda desses profissionais vai acontecer naturalmente”, ressalta Cezário.

Ele acrescenta que na estrutura da secretaria de Saúde, o principal foco é a atuação dentro da atenção básica, que são os postos de saúde. “Todo trabalho que a gente faz agora é em nível de diagnóstico dos

problemas e planejamento para que essas unidades funcionem com efetividade, que tenham o atendimento médico e de enfermagem, tanto nos programas pré-natal, planejamento familiar, preventivo; que a pessoa consiga chegar e fazer seu curativo, receber seu remédio, marcar seu exame. Essa é a preocupação da Secretaria de Saúde, e também que as pessoas que estejam ali trabalhando, sejam capacitadas para atender a população com qualidade”, afirmou.

Emergência - Por outro lado, Ilhéus tem alguns espaços de atendimento de emergência, dentre eles, dois municipais, que são a Upa da Conquista e o PA da zona sul, que continuam atendendo às demandas de emergência. “Também temos a COCI, que é conveniada, e o Hospital Costa do Cacau, que continua portas abertas, claro, que buscando sempre o atendimento da alta complexidade, aqueles casos mais complicados”, enfatiza o secretário.

Questionado sobre o retorno do credenciamento do SUS para fazer cateterismo cardíaco e angioplastia no Hospital São José, por conta da proximidade com muitos bairros e em função da urgência que os casos requerem, André Cezário reconhece a necessidade do Pronto Socorro aberto. Ele afirmou que o hospital tem que ser uma referência e precisa ampliar o atendimento de baixa e média complexidade. Ele disse ainda que o vereador Fabricio Nascimento encabeçou essa luta.

Lembra que, há um tempo, funcionou lá no Hospital São José a referência em dor torácica, que não necessariamente vai ser infarto. “Eles podiam chegar ali, no Hospital, e fazer o seu eletro. Se tivesse algum tipo de alteração, realmente de infarto, fazia o cateterismo, a angioplastia, e tinha todo o acompanhamento lá. Esse acompanhamento existe ainda, só que no Costa do Cacau, hospital que tem toda referência. O paciente pode chegar, pode ser atendido, isso não acabou”, explica.

O secretário de Saúde admitiu que a reativação do Pronto Socorro do São José é algo que vem sendo conversado com a direção do Hospital. Ele também informou que foi criado um núcleo de educação permanente em saúde e iniciada uma modificação de conduta a partir do Posto Sarah Kubitscheck. Sobre o hospital de campanha no Centro de Convenções disse que o equipamento está atendendo normalmente para testes e internação por covid-19, mas que os leitos de UTI foram desativados. E finalizou dizendo: “Quando a gente ouve a população e coloca nela a responsabilidade de fiscalizar, fica mais fácil fazer gestão”
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!