Secretaria Municipal de Saúde recomenda a população de Itabuna reforço nos cuidados contra a Covid-19




A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, pediu nesta segunda-feira, dia 27, que a população de Itabuna reforce os cuidados contra a Covid-19, por causa dos dois casos de variante Delta, diagnosticados em duas pessoas na cidade de acordo com alerta recebido no sábado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

O município recebeu um alerta epidemiológico da Sesab que confirma a ocorrência da variante em uma mulher de 33 anos, que não tinha tomado a vacina. A paciente teve a sorologia coletada no Centro Covid, no Bairro de Ferradas, referência no atendimento a casos suspeitos da doença.

“Já podemos dizer que a variante está circulando. Por isso, o momento é de cautela e de manutenção de protocolos. A partir de agora vamos programar com a Vigilância Epidemiológica, testagens aleatórias, para identificar os casos e quebrar a cadeia de transmissão”, informou a secretária de Saúde. Ela disse ainda, que o objetivo é intensificar os protocolos em estabelecimentos comerciais e repartições públicas.

De acordo com a secretária Lívia Mendes Aguiar, o segundo caso da variante Delta foi detectado em um homem de 35 anos que começou a apresentar os sintomas no dia 3 de setembro. O paciente foi testado no dia 9 e teve o diagnóstico para a Covid-19 provocada pela variante Delta. “Estamos pesquisando os casos ao redor desses dois pacientes para rastrear mais casos”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Saúde.

Na tarde de hoje, a Diretoria de Vigilância em Saúde preparou Nota Informativa sobre os dois casos, tendo confirmado a linhagem Delta (B.1617.21) segundo resultado de sequenciamento genético no Lacen – BA.

Além de relatar as medidas adotadas, o documento orienta a população a continuar com as medidas de prevenção e controle: use máscaras corretamente cobrindo a boca e o nariz, higienize as mãos com frequência com água e sabão ou use álcool gel 70% e mantenha distanciamento social de 1,5 metro das outras pessoas.

A diretora Maristella Antunes disse que também houve reunião com os enfermeiros da Vigilância para definir as estratégias de acompanhamento dos pacientes e das pessoas no seu entorno.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!