Recuo de Bolsonaro gera memes e decepção comparada a rompimento com Moro




Da Redação

A declaração à nação divulgada ontem (09) por Jair Bolsonaro, além de produzir memes e piadas na internet, sobretudo por adversários, desagradou uma parte considerável dos apoiadores do presidente, que esperavam a manutenção do clima de confronto com o Supremo Tribunal Federal (STF), criticado pelo inquérito das “fake news”.

A reação negativa foi, inclusive, comparada à provocada pelo pedido de demissão do ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro do Ministério da Justiça, em abril de 2020, quando parte da base bolsonarista se dissipou e acusou o presidente de traição. Essa comparação foi feita até por parlamentares da base do presidente.

Em perfis e grupos bolsonaristas baianos nas redes sociais e aplicativos de mensagem, várias foram as mensagens de decepção, muitas em tom de rompimento definitivo, sob o argumento de que o presidente recuou demais nas críticas que fez no dia 7 de setembro ao STF, em especial ao ministro Alexandre de Moraes.

“Bolsonaro afrouxou. Perdemos nosso precioso tempo por nada. Vamos cuidar da vida porque a morte é certa. A única coisa que podemos ter certeza é que um dia iremos morrer”, diz um texto publicado em um grupo bolsonarista baiano no Telegram. A mensagem é acompanhada de um meme que tem a figura do presidente e, atrás dele, a do antecessor Michel Temer (MDB), que aconselhou o sucessor a elaborar a declaração à nação. O título do meme é “Advogado do Diabo”.

Diante da ameaça da perda de apoiadores, aliados do presidente reagiram com postagens reafirmando a confiança em Bolsonaro e com inúmeros textos e vídeos compartilhados. A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), uma das bolsonaristas com mais engajamento na internet, publicou no Instagram uma imagem do presidente com a bandeia nacional ao fundo e a frase: “eu confio”. “Confie e aguarde. Eu disse o mesmo no dia da queda de Moro”, escreveu.

O Instituto Bahia Conservadora, que participou da organização da manifestação do dia 7 de setembro no Farol da Barra, publicou uma nota reiterando o “total apoio ao governo”. Em grupos bolsonaristas, também foi compartilhado um vídeo com uma análise feita pelo jornalista Augusto Nunes, da Jovem Pan, que costuma se posicionar de forma alinhada a Bolsonaro. No vídeo, ele pede que as pessoas não tirem conclusões precipitadas da declaração à nação feita ontem pelo presidente.

Motivo de piada

Já os adversários do presidente aproveitaram a declaração à nação para criticar o presidente utilizando do humor, ferramenta poderosa na internet. Este foi o caso do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que pode ser adversário de Bolsonaro nas eleições do ano que vem. O tucano fez uma postagem afirmando que o Leão, que seria Bolsonaro, se transformou em um rato. “Grande dia”, escreveu.

Outros memes, textos e hashtags zombaram do presidente da República. Confira abaixo alguns deles.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!