Itabuna: TRE começa julgar ação que pode cassar três vereadores

 



Nesta quinta-feira o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou julgar a ação que investiga candidaturas laranjas em Itabuna.
A ação foi movida pelo partido PDT contra os partidos PTC e Cidadania. O PDT acusa os dois partidos de terem cometidos uma possível fraude na cota de gênero nas eleições.
O juiz eleitoral de Itabuna julgou improcedente a ação, mas o PDT Recorreu e entrou na pauta desta quinta-feira no TRE.
O relator do processo é o desembargador Freddy Lima, que votou pela tese do PDT. Logo em seguida foi pedido vista.
Se a tese do PDT for julgada procedente pelo TRE, três vereadores de Itabuna podem perder os mandatos.
A possível fraude na cota de gênero é quando coloca mulheres como candidatas para atingir a cota feminina(reserva às mulheres pelo menos 30% das candidaturas proporcionais), sendo que as mulheres não fizeram campanha e nem obtiveram votos.


Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!