Talibã chega a Cabul e quer rendição do governo do Afeganistão




O Talibã chegou, neste domingo (15), aos arredores de Cabul e cercou a capital afegã por várias frentes, de acordo com o Ministério do Interior do Afeganistão. O grupo terrorista defende uma rendição pacífica do governo afegão. As informações são do portal G1 e da agência de notícias Reuters.



O gabinete da presidência do Afeganistão afirmou que disparos foram ouvidos em algumas partes de Cabul, mas tranquilizou a população e declarou que a situação está sob controle das forças de segurança.



Já o ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, gravou um vídeo em que garante a "transferência pacífica de poder" para um governo de transição. "Os afegãos não precisam se preocupar, não haverá ataque", disse o ministro. "Haverá uma transferência pacífica de poder para um governo de transição”, disse.



Depois do avanço relâmpago em direção à capital e maior cidade afegã, o grupo insurgente ordenou a seus combatentes que diminuam a violência e permitam a passagem segura de qualquer pessoa que queira deixar o país.



O Talibã ainda sugeriu que mulheres se dirijam a áreas protegidas, declarou um líder do grupo em Doha, no Catar. "Não queremos que um único civil afegão inocente fique ferido ou seja morto enquanto tomamos o poder, mas não declaramos um cessar-fogo", afirmou uma autoridade do Talibã.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!