Saída de Robinho da base soa como uma sinalização do PP por mais espaço na aliança




O rompimento do deputado estadual Robinho (PP) com a gestão de Rui Costa (PT), anunciado pelo parlamentar na última segunda-feira (23) (veja aqui), tem soado nos bastidores políticos como uma sinalização do PP por mais espaço na base aliada em 2022. Essa é a leitura que tem sido feita por lideranças partidárias do estado e que foi revelada na tarde desta quarta (25) por Zé Raimundo (PT), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).





“É natural que os partidos queiram espaço, pode ser um prenúncio dos desejos para 2022. Pode ser uma sinalização do PP, ele seria um sinalizador. É uma leitura possível que alguns colegas estão fazendo. Ficou esse vácuo na pandemia. Não houve circulação. Não pude conversar com bases sociais", comentou Zé Raimundo, em entrevista ao Bahia Notícias.



O ex-prefeito de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, reconheceu que o governo Rui Costa precisa melhorar a relação que foi construída com os integrantes da AL-BA nos últimos anos. De acordo com ele, a chegada de Luiz Caetano (PT), ex-prefeito de Camaçari, à Secretaria de Relações Institucionais (Serin) já modificou positivamente o trato com os deputados estaduais. Antes, o interino da pasta era Jonival Lucas Júnior.



"Precisamos melhorar essa relação do governo com os parlamentares. Caetano é o grande momento que modificou. Por isso que eu achei de certa forma precipitada a argumentação de Robinho. A medida que Caetano assumiu, ela vem mudando da água para o vinho. A tendência é melhorar”, avaliou Zé Raimundo.



Apesar da suposta sinalização, o PP também tem dado demonstrações de fidelidade à base. Ainda nesta quarta, com a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Salvador, integrantes do partido compareceram à AL-BA e reforçaram a unidade da aliança que sustenta o governo de Rui Costa. O deputado estadual Niltinho (PP) avaliou o rompimento de Robinho como uma “decisão isolada”, não conversada com os colegas de legenda (saiba mais aqui).



O vice-governador João Leão, maior liderança do PP na Bahia, também fez uma deferência a Lula. Em publicação nas redes sociais, o presidente estadual da legenda fez questão de saudar o petista, mesmo com a íntima relação da sua sigla com o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). “Tenho grande amizade, admiração e respeito ao líder político que Luiz Inácio Lula da Silva é para o Brasil”, disse (veja aqui).
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!