Porto Seguro “infla” número de recuperados em boletim covid com exames negativos e suspeitas não confirmadas




Quem acessa as redes sociais e site da prefeitura de Porto Seguro, no Extremo-Sul da Bahia, para se atualizar sobre o cenário epidemiológico na cidade se assusta. O município divulga ter 11.013 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, porém, mais que o dobro de recuperados: 23.579.

“Percentual de recuperados 98,5%”, destaca a prefeitura em um card divulgado nesta quinta-feira (5) no perfil oficial da cidade no Instagram. O dado é maior do que qualquer outra informação da postagem.


O que a prefeitura não deixa claro para a população sobre esse percentual é que o número de recuperados presente na publicação intitulada “Boletim Epidemiológico Covid-19” também é composto por casos suspeitos que não tiveram confirmação da doença e, inclusive, exames negativos.

“O paciente que encontra-se como suspeito, é aquele que tanto realizou algum exame e teve o resultado negativo, como aquele que não realizou exame mas foram atendidos na unidade de saúde com suspeita”, assume a prefeitura, em nota enviada ao BNews.

A assessoria de comunicação também argumentou que a prefeitura não utiliza o termo “descartados”. “Não usamos a nomenclatura de casos descartados, pois todos são tratados desde o início dos primeiros sintomas, sendo monitorados do início ao fim do isolamento, mesmo com resultado negativo”.

Reunião

Após o BNews entrar em contato com a assessoria para pedir um posicionamento, a prefeitura afirmou que vai promover uma reunião com a presença da secretaria de Saúde, Raissa Soares, nesta sexta-feira (6), para “esclarecer o boletim”.

Soares é conhecida nacionalmente como “Doutora Cloroquina”. Isso porque a médica é defensora do inexistente tratamento precoce para covid-19 com uso de medicamentos ineficazes para a doença, como a cloroquina. Ela também é seguidora do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pré-candidata ao governo da Bahia em 2022.

A médica ganhou o cargo de secretária de Saúde do município após fazer campanha para o então deputado estadual Jânio Natal (PL), que defendia a distribuição do “kit covid”, reunião de remédios que não funcionam contra a doença. Sendo eleito, ele nomeou Soares para o cargo.

Confira abaixo nota na íntegra da prefeitura de Porto Seguro:

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Seguro esclarece:

De acordo os dados divulgados no boletim epidemiológico dos casos da COVID-19, classificamos como casos suspeitos as pessoas com síndrome gripal que em algum momento também se recuperaram da doença, mas foi considerado como suspeito de COVID.

Então, os casos recuperados está a somatória das pessoas que se recuperaram da síndrome gripal (suspeitos por critério clínico) e os confirmados para COVID.

O paciente que encontra-se como suspeito, é aquele que tanto realizou algum exame e teve o resultado negativo, como aquele que não realizou exame mas foram atendidos na unidade de saúde com suspeita.

Não usamos a nomenclatura de casos descartados, pois todos são tratados desde o início dos primeiros sintomas, sendo monitorados do início ao fim do isolamento, mesmo com resultado negativo.

Sendo assim segue abaixo os valores atualizados do dia 05 de agosto de 2021.

Total de suspeitos: 12.927
Total de confirmados: 11.013
Total de suspeitos e confirmados: 23.940

Total de suspeitos e confirmados recuperados: 23.579

Total de confirmados: 11.013
Total de confirmados recuperados: 10.652

O total de confirmados recuperados é utilizado a seguinte fórmula:

Total de confirmados - óbito - internado - isolado = total de recuperados.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!