Operação interdita 10 academias




Uma operação conjunta vistoriou e interditou 10 academias e flagrou oito pessoas no exercício ilegal da profissão de Educação Física em Salvador e Lauro de Freitas entre os dias 25 de julho e 06 de agosto. A “Operação Apollo 2021” é realizada pelo Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA), em parceria com a Delegacia do Consumidor (Decon), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA).

Ao todo, 65 pessoas e 65 estabelecimentos esportivos foram fiscalizados nas duas cidades. Dos 10 estabelecimentos fechados, oito eram em Salvador e dois em Lauro de Freitas.




De acordo com o Conselho, nove foram interditados por não possuírem registro junto a entidade, e um devido à falta de alvará de funcionamento.

Além disso, foram identificados sete estágios irregulares e dois profissionais de Educação Física em desvio de área, formados em Licenciatura, porém atuando na área do Bacharelado.

Das nove academias interditadas pelo Conselho, seis já regularizaram a situação: Estar Fit, Top Master, Fox Fitness, Edson Fitness, Time Fitness e Imperium Cross Fitness. Mas a Ray Fitness, Sport Vida e Lui Fitness ainda não regularizaram a situação e seguem interditadas. Já a Fit House foi interditada em Lauro de Freitas pelo Procon, por não possuir alvará de funcionamento.

O balanço da operação informa que os fiscais observaram questões como o cumprimento das normas estabelecidas e a legitimidade dos profissionais.

Os crimes de exercício ilegal da profissão e outros de consumo foram apurados pela delegacia especializada. O conselho aponta que Salvador possui 763 academias e 6.053 Profissionais registrados no Conselho Regional de Educação Física da Bahia. Já em Lauro de Freitas são 83 academias e 523 profissionais registrados.

Entre janeiro a junho deste ano, 235 pessoas foram flagradas no exercício ilegal da profissão no estado. Também foram identificados 104 estágios irregulares. Ao todo, 1.429 estabelecimentos foram visitados pelo conselho.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!