Julho Amarelo: Prefeitura de Barro Preto promove campanha de combate às hepatites virais



No mês de julho, a Prefeitura de Barro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate às hepatites virais, como parte da campanha Julho Amarelo, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a hepatite viral, uma inflamação do fígado que causa doença hepática grave e câncer hepatocelular. O dia 28 de julho é o Dia Mundial da Hepatite e o dia D da campanha foi realizada nesta quinta-feira dia 29.

Existem cinco cepas principais do vírus da hepatite: A, B, C, D e E. As hepatites B e C são as mais comuns e resultam em 1,1 milhão de mortes e três milhões de novas infecções por ano. A transmissão das hepatites B e C pode ocorrer por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamentos de seringas e objetos cortantes, e transmissão de mãe para bebê.



Neste ano, a campanha do Julho Amarelo em Barro Preto realizou a Semana Municipal de combate da Hepatite. Com um estande em frente a Prefeitura Municipal a equipe da secretaria da saúde realizou a testagem freqüente (teste rápido) de grupos prioritários da população e a vacinação intensificada da população.


Além disso, irá continuar a ação com busca ativa junto às unidades dos postos de saúde. “As ações da campanha visam o combate da doença por meio de prevenção, testagem e vacinação, tendo em vista que são estratégias efetivas para evitar ou minimizar o risco de adoecimento da população”, explica Jaqueline Mota, Secretária de Saúde.

De acordo com o Prefeito Juraci Dias, “Nos postos de saúde é ofertado tratamento gratuito para as hepatites B e C, com a assistência completa de uma equipe de multiprofissionais, composta por técnicos de enfermagem, enfermeiro, médico, odontológico e o paciente pode pegar seus medicamentos na farmácia central. A campanha é apenas para lembrar a população da necessidade de se cuidar, mas a atenção dos nossos profissionais da saúde continua nas UBSs e hospital do município”. Diz o prefeito.


Entre outras ações do Julho Amarelo ministradas pela secretaria foram: a realização de atividades educativas sobre as Hepatites em salas de espera nos postos de saúde do município e a atualização da caderneta de vacinação da crianças e adultos, atentando para a imunização contra Hepatites A e B, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde



Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!