Secretaria Municipal de Saúde faz balanço sobre atendimento dos gripários de Itabuna




Gripários funcionam nas UBS, a exemplo do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp)

O Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço sobre os atendimentos dos quatro gripários implantados pela Prefeitura de Itabuna nos últimos cinco meses. Desde fevereiro, foram criadas unidades exclusivas para atender pacientes com sintomas da Covid-19 ou com síndrome respiratória aguda grave.

Ao todo, foram 9.707 serviços prestados à população desde a implantação desunidades. O pico foi atingido no mês de março com 2.860atendimentos somados nas quatro unidades. Junho foi um dos meses com menos atendimentos, com uma queda em média de 50% em duas das quatro unidades.

Ao contrário do previsto, com a chegada invernadoiro e dos sintomas sazonais, os atendimentos também caíram até meados do mês de julho. A diretora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, atribui esse fato, ao avanço das campanhas de vacinação contra o vírus Influenza e a Covid-19.

“Coma vacinação em dia, as pessoas têm sentido menos sintomas e se precavido mais. A queda no número de atendimentos é reflexo dessa realidade. E, graças ao trabalho dos servidores da saúde, temos avançado na vacinação”, afirma a titular do DAB.

Alessandraainda lembrou que a UBS Moise Hage teve o seu gripário desativado porconta das obras de requalificação, mas que as demais unidades estão funcionando para o atendimento e acolhimento de todos aqueles que sentirem sintomas gripais que necessitem de atendimento.

Ostras gripários em atividade estão localizados na UBS José Edites dos Santos, no Bairro São Caetano, na UBS José Maria de Magalhães Neto, o antigo SESP, no centro, e na UBS Renan Moreira, no Parque Boa Vista. O horário de atendimento é das 16 às 22 horas de segunda a sexta-feira.
__________
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação

17/julho/2021

Foto:Waldyr Gomes

Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!