Ibicaraí: Alerta Golpistas se passam por Representantes do INSS




Chegou ao conhecimento da Agência da Previdência Social de Ibicaraí que pessoas estão visitando residências de segurados na cidade de Floresta Azul, dizendo ser representante do INSS, e solicitando documentos e informações pessoais.

*Comunicamos não existem representantes do INSS visitando residências nas cidades de Floresta Azul, Ibicaraí, Santa Cruz da Vitória, Itajú do Colônia ou Itapé e que o INSS só vai à residência do segurado realizar a prova de vida nos casos de segurados com mais de 80 anos ou inválido, desde que o segurado tenha solicitado que a prova de vida fosse realizada em domicílio*.
Alertamos a população para o devido cuidado ao serem abordados, seja por carta, e-mail, telefonema, mensagens de celular ou mesmo presencialmente solicitando informações e documentos pessoais.


*Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às seguintes dicas:*


- mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
- caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
- o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
- sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
- a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
- é bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat;


*O que fazer em caso de tentativa de golpe?*


Denuncie tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet, em *https://falabr.cgu.gov.br/*, ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).


Agência da Previdência Social de Ibicaraí


14/07/2021
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!